EMBRAPII E ABIFER ASSINAM ACORDO PARA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS EMPRESAS FERROVIÁRIAS

gfEmpresas do setor ferroviário e pesquisadores especializados em Transformação Digital se reuniram para debater o fomento à inovação e o uso de tecnologias digitais e inteligência artificial para aprimorar a logística ferroviária brasileira. A iniciativa é fruto da parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), com apoio  do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação.  Para Vicente Abate(foto principal), presidente da ABIFER, “a união entre todos os entes do Governo, do Legislativo, das Unidades EMBRAPII, da Academia, das Concessionárias e da Indústria Ferroviária em prol da Digitalização na Logística será fator preponderante para o desenvolvimento econômico do Brasil”. Os pesquisadores que participaram desse projeto,   pertencem à Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Transformação Digital e à Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Inteligência Artificial, além  de possuírem experiência em desenvolver projetos de PD&I na área de indústria 4.0 e tecnologias digitais. Os empresários do segmento terão  oportunidades de conhecer soluções tecnológicas já desenvolvidas e em desenvolvimento, com foco em logística, e debater os desafios do setor.

Igor Nazareth(foto a esquerda), diretor de planejamento e relações institucionais da EMBRAPII, disse que “O aumento da eficiência logística no setor ferroviário a partir dodsaaa uso de tecnologias digitais é vital para promover maior competitividade do setor e ampliar sua participação na matriz de transportes brasileira. Investir em inovação é estratégico e as empresas do setor podem contar com as diferentes Unidades EMBRAPII para apoiar na superação de seus desafios tecnológicos.” O Plano Nacional de Logística – PNL 2035 –  estimula a incorporação de tecnologias como IoT, Big Data e Inteligência Artificial na indústria e nas concessionárias ferroviárias. A introdução de tecnologias digitais ao processo produtivo e de logística tende a garantir maior competitividade e eficiência para a cadeia de valor do setor. A EMBRAPII, por sua vez, garante, além de suporte técnico de pesquisadores, os recursos não reembolsáveis a projetos de PD&I de empresas nacionais, o que permite maior intensidade tecnológica às soluções. O Acordo de Cooperação entre as duas instituições  tem o objetivo de aproximar as relações do setor ao ecossistema de dsaaInovação da EMBRAPII. A estratégia visa a contribuir com a promoção da inovação industrial e, consequentemente, trazer mais competitividade e eficiência à produção nacional.

A EMBRAPII mantém acordos com outros players da indústria para fortalecer laços com setores industriais específicos. São eles: Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos), ABBI (Associação Brasileira de Bioinovação), Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos), ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), ABAL (Associação Brasileira de Alumínio), ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) e Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of