EMPREGADOS DA EPE SUSPENDEM GREVE ATÉ SEXTA-FEIRA EM NOVA TENTATIVA DE NEGOCIAÇÃO
Os empregados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) decidiram suspender a greve geral da categoria até a próxima sexta-feira (28). A deliberação foi tomada de “forma contrária à vontade da base” e atende a um pedido formal da mediadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT).
A mediação do TRT-1 busca garantir uma última tentativa de acordo entre a estatal e os servidores. O calendário estabelecido prevê duas datas de negociação. A primeira está marcada para amanhã (25), às 10h, em reunião entre a diretoria da EPE e representantes da Intersindical. A segunda está agendada para quinta-feira (27), às 11h, quando as partes voltam a se reunir em audiência no TRT-1.
A retomada ou não da paralisação dependerá do andamento das conversas entre servidores e empresa durante a semana. Novas assembleias gerais deverão ser realizadas na próxima semana para deliberar sobre os rumos do movimento grevista.
Em carta aberta encaminhada ao governo, os sindicatos que representam os servidores da EPE alegam que, desde maio de 2014, os salários da EPE estão com perda acumulada de 22,7% para a inflação. Em contrapartida, o texto afirma que outras estatais independentes do tesouro e servidores dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo têm recebido aumentos superiores à inflação.
A carta também apontou que há um acúmulo de perdas reais ainda mais severo nos benefícios essenciais, como os de assistência médica, alimentar e educação. Por fim, os sindicatos se colocaram contra uma norma proposta pela diretoria da EPE que prevê a demissão de empregados por motivos quaisquer, de forma sigilosa, sem contraditório ou ampla defesa.

publicada em 24 de novembro de 2025 às 18:00 




