EMPRESA INGLESA PROCESSA PETROBRÁS ALEGANDO PREJUÍZOS CAUSADOS POR SERVIÇOS NÃO PAGOS PELA SCHAHIN

swswswswNem bem esquentou a cadeira, o General Silva e Luna já vai ter pela frente mais um problema para resolver criado por diretorias anteriores. Desta vez são resquícios do caso da contratação do Navio Sonda Vitória 10.000. A empresa anglo-americana Marin Holding International contratou o escritório de advocacia Luzone Legal, especializado na área empresarial e no setor de óleo e gás, para processar a Petrobrás pelos possíveis prejuízos oriundos dos serviços prestados pela embarcação. Para lembrar, o caso é um dos mais emblemáticos do setor de óleo e gás por envolver um esquema de corrupção entre a Schahin e a Petrobrás, envolvendo dirigentes de ambas empresas,  como consta nos processos criminais.

As negociações para a celebração dos contratos para operação do Vitória 10.000 foram iniciadas entre o Grupo Schahin e a área internacional da Petrobrás, quando a estatal optou por utilizar o Vitória 10.000 na exploração do Bloco BM-S9, localizado na Bacia de Campos, assinando dois contratos.  Um de afretamento do navio, com a Deep Black Drilling LLP, offshore do Grupo Schahin, e outro de prestação dos serviços de perfuração, com a Schahin Engenharia. Mas um acidente no BOP e no RISER do navio sonda paralisou toda a operação, que só foi retomada após a recuperação dos equipamentos, realizada pela Marin, uma empresa britânica especializada nesse tipo de serviço em todo  mundo. Em função dos desdobramentos da Operação Lava Jato, à época, a Schahinswswsws deixou de pagar a totalidade do serviço à Marin, além de ter sua falência decretada pela Justiça de São Paulo.

Segundo o Ministério Público Federal, a Schahin, em acordo com ex-executivos da Petrobrás, cometeu crimes de corrupção, gestão fraudulenta de instituição financeira e lavagem de dinheiro. A denúncia afirma ainda que os dirigentes do Banco Schahin concederam empréstimo a José Carlos Costa Marques Bumlai (foto à direita), embora o destinatário real dos recursos fosse o Partido dos Trabalhadores, em decorrência do direcionamento da contratação do Grupo Schahin para a operação do Vitória 10.000. Paralelamente, dirigentes do Grupo Schahin teriam pago aqaqaqapropina  à gerentes da área internacional da Petrobrás, em uma conta no exterior.

Com a interrupção dos pagamentos que a Schahin recebia em razão da operação do Vitória 10.000 e com a posterior tomada deste navio-sonda pela Petrobrás, as empresas do Grupo Schahin, que já estavam sob procedimento de recuperação judicial, acabaram tendo sua falência decretada pela Justiça Paulista, causando prejuízos a diversos credores, incluindo a Marin. Segundo o advogado Leandro Luzone (foto à esquerda), contratado pela empresa inglesa,  a Petrobrás será processada para indenizar os prejuízos da Marin justamente por ter sido parte integrante do esquema de corrupção: “A Marin foi vítima de um grave esquema de corrupção praticado pela Schahin e pela Petrobrás. Por isso, a estatal deve ser responsabilizada. Os atos de seus prepostos causaram um prejuízo milionário à nossa cliente.” O caso do navio Sonda Vitória 10.000 será julgado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que decidirá se a estatal brasileira será responsabilizada ou não pelos atos de corrupção praticados por seus executivos em um processo que poderá tramitar vários anos até ser concluído.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of