ENAUTA COMEÇARÁ NOVA CAMPANHA DE PERFURAÇÃO DE POÇOS NO CAMPO DE ATLANTA | Petronotícias





ENAUTA COMEÇARÁ NOVA CAMPANHA DE PERFURAÇÃO DE POÇOS NO CAMPO DE ATLANTA

Petrojarl-1De olho no aumento da produção no campo de Atlanta, na Bacia de Santos, a Enauta está prestes a iniciar uma campanha de perfuração de três novos poços na área nas próximas semanas. A atividade será realizada por meio da sonda semissubmersível de sexta geração Alpha Star, da Constellation, que irá operar em lâmina d’água de 1.550 metros. Todos os três poços devem ser perfurados e concluídos dentro de sete meses.

A perfuração do primeiro poço deve começar no quarto trimestre deste ano. Ele irá substituir um dos três poços atualmente conectados ao FPSO Petrojarl I (Sistema de Produção Antecipada) a partir do início de 2023. A expectativa da Enauta é que, com o novo poço, a produção do campo aumente para mais de 20 mil barris de óleo por dia. Além disso, a empresa prevê ainda uma redundância adicional ao sistema de bombeio dos poços e maior flexibilidade operacional ao sistema de produção.

O valor estimado do poço e sua interligação ao sistema de produção é de US$ 75 milhões, sendo US$ 60 milhões para a perfuração e completação e o restante para interligação. O poço adicional vai gerar não apenas um incremento da produção a partir do início de 2023, mas trará também maior estabilidade à operação de Atlanta”, detalhou a companhia.

Logo após, a Enauta começará a perfuração dos dois poços seguintes, que por sua vez serão interligados ao novo FPSO Atlanta (Sistema Definitivo). A previsão de entrada em operação é para meados de 2024, permitindo a produção de até 50 mil barris de óleo por dia para o FPSO Atlanta. Em uma segunda fase do projeto, a companhia planeja a perfuração de mais quatro poços, com o objetivo de manter os patamares de produção do Sistema Definitivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of