ENBRIGDE ANUNCIA FUSÃO COM SPECTRA ENERGY, CRIANDO EMPRESA AVALIADA EM US$ 127 BILHÕES
O mercado de óleo e gás está vendo nascer uma nova mega empresa, com o anúncio da fusão entre a canadense Enbridge e a americana Spectra Energy. A parceria foi aprovada pelos diretores de ambas companhias: Al Monaco (da Enbridge, à esquerda) e Greg Ebel (à direita, da Spectra). A empresa que sairá desta união terá um valor de mercado estimado em US$ 127 bilhões, e já é considerada como um das maiores do ramo de infraestrutura energética na América do Norte.
Pelo acordo, a Enbridge vai comprar a Spectra Energy, fazendo assim com que a companhia canadense acrescente quase 34 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos ao seu portfólio, além de 4,8 milhões de barris de capacidade de armazenamento de petróleo bruto e, ainda, os serviços de coleta, processamento e operações de distribuição local de gás natural.
Especialistas apontavam que a Spectra era atraente para a Enbridge por conta do foco da primeira em gás natural e também pelo fato da companhia americana possuir um dos maiores gasodutos que alimentam Nova York .
O negócio foi aprovado por unanimidade pelos Conselhos de Administração das duas empresas e deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2017, já que ainda está sujeito ao aval de acionistas e de aprovações de órgãos reguladores.
Deixe seu comentário