ENEL INVESTE R$ 12 MILHÕES EM TECNOLOGIAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DE SUA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

wswswCom o objetivo de tornar a rede de alta tensão mais moderna e eficiente, a Enel Distribuição São Paulo investiu cerca de R$ 12 milhões em tecnologias. Entre as iniciativas, está o monitoramento online de subestações e transformadores, mapeamento digital das torres de transmissão e uso de drones para inspeção. Algumas já em funcionamento desde o início deste ano. Com isso, entre os meses de março de 2019 e deste ano, a companhia reduziu em mais de 60% o número total de ocorrências na alta tensão, que poderiam impactar o fornecimento de energia para os clientes. Por meio do mapeamento digital das mais de 6.200 torres de subtransmissão, a companhia monitora o crescimento da vegetação do entorno e identifica possíveis defeitos. Em ambos os casos, a empresa consegue fazer o planejamento das podas e das manutenções nas torres e linhas de alta tensão, tornando o trabalho mais assertivo e evitando intercorrências. As imagens são atualizadas duas vezes ao ano, por meio de voos realizados em helicópteros. Essas torres também são monitoradas com o uso de dois drones, que as sobrevoam e, por meio da inspeção visual e termográfica, conseguem identificar anomalias.

Mais de 240 sensores foram instalados em 26 transformadores de potência nas subestações, localizadas em regiões com grande demanda de carga, que são capazes de informar ao Centro de Controle da empresa quando há alterações no funcionamento dos equipamentos. A empresa também investiu em uma estrutura que trabalha na coordenação das lógicas de proteção e, por meio de um laboratório, simula eventuais problemas e desenvolve soluções de restabelecimento automático digital. Marcelo Puertas, Responsável por Alta Tensão na Enel Distribuição São Paulo, disse que câmeras de monitoramento aqqaqatambém foram instaladas nas subestações da empresa: “No início deste ano, nossa área de concessão foi impactada com fortes chuvas. Por meio desse monitoramento, pudemos acompanhar se alguma subestação estava alagada e se o nível da água comprometeria ou não os equipamentos.”

Ainda nas subestações, está sendo utilizada a termo visão em equipamentos menores, como em conexões e painéis. “Todas essas tecnologias nos ajudam a realizar manutenções preditivas e, não mais, preventivas. Ou seja, estamos evitando a ocorrência de interferências no fornecimento de energia para nossos consumidores, lembrando que uma subestação é capaz de abastecer, em média, 200 mil clientes”.

De acordo com Rosário Zaccaria (foto à direita), Responsável por Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição São Paulo, esses investimentos fazem parte do Urban Futurability – Vila Olímpia Digital, lançado em 2019 e que transformará a rede elétrica no bairro da Vila Olímpia. “As tecnologias testadas no projeto e que apresentarem resultados positivos serão, progressivamente, expandidas para toda a nossa área de concessão. Em alta tensão, já estamos com elas em funcionamento“, explica.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of