ENEL GREEN POWER E GOVERNO DA BAHIA ASSINAM DOCUMENTO PARA DESENVOLVEREM PROJETO DE PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

ROBERTAA Enel Brasil e o Governo do Estado da Bahia assinaram um Memorando de Entendimento para a realização de estudos de viabilidade de projetos de produção de hidrogênio verde pela Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel no país. Serão avaliados os setores técnicos, comerciais e financeiros para este empreendimento. A parceria tem como objetivo unir esforços para analisar as premissas que influenciam na viabilidade de projetos de produção de hidrogênio verde no Estado, fomentando o futuro desenvolvimento de toda a cadeia produtiva na região. O memorando tem a duração de um ano, com possível prorrogação.

Com base nos resultados da primeira etapa de estudos de viabilidade, a empresa definirá, a partir de critérios técnicos e de sua estratégia de negócios, potenciais projetos, seus investimentos e prazos para execução. Roberta Bonomi (foto), que está a frente do projeto pela Enel, disse que a empresa acredita no hidrogênio verde como umaegp ferramenta estratégica complementar e fundamental para acelerar a descarbonização, principalmente para atividades específicas da economia que, por razões técnicas e econômicas, não podem adotar em seus processos produtivos a eletrificação a partir de fontes renováveis.

“É o caso da indústria química, por exemplo, que possui forte presença na Bahia.  Somos atualmente o maior operador eólico e solar do país e queremos desempenhar um papel de protagonismo também no futuro mercado de hidrogênio verde, gerando empregos e oportunidades de desenvolvimento social e econômico. O Brasil já é uma potência em geração de energia limpa e acreditamos que a produção de hidrogênio com base em energia 100% renovável será mais um diferencial competitivo para o Brasil na medida em que os custos de produção associados a ENERL AAAesta tecnologia se tornarem mais competitivos”, avaliou a executiva.

O memorando de entendimentos com o Governo da Bahia é o primeiro documento deste tipo assinado pela Enel no país com foco em projetos de hidrogênio verde e faz parte dos esforços globais da companhia para estimular a viabilidade técnica e econômica deste tipo de solução nos países em que está presente. A Enel Green Power desenvolve e opera usinas de energia renovável em todo o mundo e está presente na Europa, Américas, África, Ásia e Oceania. Líder mundial em energia limpa, com capacidade total de cerca de 54 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, além de instalações de armazenamento de energia. Por meio da Enel Green Power Brasil, seu braço de geração renovável no país, a companhia é o maior player solar e eólico em termos de capacidade instalada e opera mais de 4,7 GW renováveis no país, dos quais mais de 2,1 GW são de fonte eólica, cerca de 1,2 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of