ENERGIA NUCLEAR NOS BRICS É TEMA DE ENSAIO ESCRITO POR DIRETOR DA ELETRONUCLEAR

LEONAM 3Em um contexto político cada vez mais complexo, economias emergentes ganham importância e contribuem para a organização de uma nova ordem mundial. Organizados em torno do Brics, o Brasil ganha ainda mais peso no jogo político internacional e se destaca pelos avanços no setor energético. Além dos já reconhecidos esforços em torno de renováveis, o país também está se preparando para um novo ciclo nuclear. O tema será abordado no capitulo “Energia Nuclear nos Brics”, de autoria do diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, e do consultor Carlos Feu Alvim, no livro “Brasil nos Brics”.

O ensaio mostra a importância estratégica de o Brasil se manter ativo na exploração dos usos pacíficos da energia nuclear, com a cooperação entre os países membros do bloco econômico como um fator determinante para a expansão do domínio tecnológico da área. As sinergias e possibilidades de trabalho conjunto entre os países membros do grupo são detalhados dentro do texto.

O Brasil ainda se coloca em “vantagem competitiva”, de acordo com os autores, já que o país conta com um dispositivo constitucional que permite o uso da energia nuclear exclusivamente pacífico, criando uma espécie de “autoridade moral e ética” ao Brasil. As utilizações da tecnologia nuclear são inúmeras, como medicina, produção de combustível nuclear, propulsão nuclear naval e geração elétrica nuclear, todas dentro das possibilidades permitidas pela Constituição.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of