ENEVA FECHA ACORDO PARA FORNECER GÁS NATURAL PARA A VALE NO ESTADO DO MARANHÃO

enevaO processo de abertura do mercado de gás natural ganhou novos desdobramentos. A Eneva anunciou hoje (1º) a assinatura de um novo contrato com Vale para viabilizar o fornecimento de gás natural para a Usina de São Luís, no Maranhão, a partir de 2024. A nova fonte energética substituirá o óleo combustível, reduzindo assim as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em cerca de 28%. De acordo com a Eneva, o novo acordo veio na esteira da recente regulamentação implementada pelo marco do Novo Mercado de Gás, que possibilita a contratação do insumo no âmbito do Mercado Livre.

Os volumes fornecidos para a Vale virão das concessões de exploração e produção de gás natural da Eneva na Bacia do Parnaíba. A empresa de energia diz que instalará uma unidade adicional de liquefação do insumo em Parnaíba, com capacidade instalada de 300 mil m³/dia. O investimento total estimado para a implantação das duas unidades de liquefação é de R$ 980 milhões. “Com essa nova planta, a capacidade total de liquefação no Complexo do Parnaíba atingirá 600 mil m3/dia. Esse volume será destinado majoritariamente para atender aos contratos com a Suzano, anunciado recentemente, e com a Vale”, disse a Eneva.

Pelo lado da Vale, o contrato com a Eneva vai ao encontro da meta de reduzir em 33% as suas emissões de carbono diretas e indiretas até 2030. Além de São Luís, a mineradora opera usinas de pelotização no Espírito Santo, em Minas Gerais, e em Sohar (Omã). Após os contratos firmados com a Eneva e a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), distribuidora que levará o combustível até a usina, a planta de São Luís da Vale deixará de usar óleo combustível.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of