ENEVA LANÇA A VOLTTA COMO COMERCIALIZADORA PARA AUMENTAR SUA PRESENÇA NO MERCADO LIVRE DE ENERGIA

marceloA Eneva lançou a Voltta como comercializadora varejista do grupo e reforça sua atuação no mercado livre de energia elétrica, com a ampliação de seu portfólio de oferta de soluções energéticas. O objetivo do novo negócio, que tem na tecnologia o diferencial, é aproveitar o ingresso de mais clientes no ambiente de livre de contratação de energia – no qual a Eneva já é um dos maiores players do mercado, com o explicou Marcelo Lopes, diretor executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva:  “Esse movimento segue a nossa meta de diversificação para oferecer novas soluções e produtos a diferentes nichos de mercado. Com a expansão do mercado livre de energia, ocorrida em janeiro deste ano, nos preparamos para ofertar soluções energéticas, para pequenas e médias empresas, através da Voltta, como parte do nosso plano de crescimento em comercialização de energia.”

O diretor ressalta que a Voltta tem um grande potencial para gerar negócios e complementar a estratégia da Eneva, que já atende empresas de grande porte e mais alto consumo por meio da sua comercializadora de energia. “Nossa meta com a Voltta é comercializar 1,7 GW médios em energia para o segmento varejista e atingir ao menos 5 mil clientes até 2030.  Acreditamos que aqui no Brasil, como em outros lugares do mundo, essa tendência de os consumidores buscarem preços mais competitivos, além de produtos, serviços e soluções customizadas, vai alavancar de forma substancial o crescimento desse mercado.”

Para atingir os clientes de varejo, a aposta da Voltta, que tem origem como uma energy tech voltada para eletromobilidade e DNA 100% digital, é investir pesado emvolta tecnologia e inovação, segundo o que afirmou  Maurício Sant´Anna, CEO da Voltta: “Oferecemos um sistema completo, uma plataforma digital com foco na melhor experiência do usuário e nossos parceiros de negócios, que permite a análise e projeção do consumo de energia. Todos os processos são realizados de maneira 100% digital, fácil, rápida e flexível, e com os menores custos, com foco em pequenas e médias empresas, que buscam otimizar seus custos com energia.”

Uma característica peculiar da Voltta é conjugar soluções em energia elétrica para o segmento de pequenas e médias empresas com a eletromobilidade. Este diferencial vem da expertise da Voltta em gestão de carregamento de carros elétricos e desenvolvimento de tecnologia voltada para proporcionar uma boa experiência do consumidor. Marcelo Lopes ressaltou que o acesso à energia é um fator de competitividade de empresas de menor porte. “Passamos a atender empresas que têm na conta de energia um fator competitivo importante em seus custos, como hospitais, supermercados, padarias, academias, pequenas e médias indústrias e condomínios, por exemplo“, disse.

Desde janeiro de 2024, o Ministério de Minas e Energia concedeu a empresas (pequenas e médias) do Grupo A, atendidas em média e alta tensão, a possibilidade de selecionar o seu fornecedor de energia, migrando do mercado cativo (atrelado às distribuidoras de energia) para o mercado livre. Segundo dados da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), essa fatia de mercado conta com 202 mil unidades consumidoras, sendo que apenas 40 mil estão no mercado livre.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of