ENGIE ANUNCIOU A COMPRA POR R$ 1 BILHÃO OS 10% RESTANTES DA TAG QUE AINDA PERTENCIAM À PETROBRÁS

Maurício BährOutra notícia importante de agora à noite foi o anuncio feito pela ENGIE, considerada a maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa informou  que seu lance conjunto com a Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), uma investidora institucional internacional, foi bem sucedido ao adquirir a participação acionária remanescente de 10% na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), como parte do processo de desinvestimento conduzido pela Petrobrás. O valor final da transação é de R$ 1.006.671.614,00 (um bilhão, seis milhões, seiscentos e setenta e um mil, seiscentos e quatorze reais). Com essa aquisição, a participação acionária total da ENGIE na TAG aumenta para 65% (dos quais 32,5% pertencem à ENGIE Brasil Energia), enquanto a CDPQ detém os demais 35%. Após a conclusão da operação, a ENGIE irá manter o atual método de consolidação por equivalência patrimonial.

Esta aquisição dá sequência à anterior, pela ENGIE e pela CDPQ, em junho de 2019. A capacidade comercial de transporte de gás da malha da TAG, no momento, está plenamente contratada com a Petrobrás com base em cláusulas ship-or-pay com prazo residual médio de vigência de 11 anos. Depois desse período, a TAG estará sujeita a ciclos de revisão tarifária e mecanismos de contratação, tal como previsto na legislação atual e regulamentação aplicável para ativos de infraestrutura regulados.

Mauricio Bähr, CEO da ENGIE Brasil, disse em um comunicado que  “Estamos operando no Brasil há quase 25 anos, com foco no investimento de longo prazo. A aquisição dos 10% remanescentes da TAG demonstra nossa confiança no Brasil e está alinhada com nossas metas estratégicas de crescimento em renováveis, ativos de infraestrutura e soluções para cidades, empresas e territórios.”

A TAG possui a mais extensa malha de transporte de gás natural do Brasil, com uma infraestrutura de gasodutos de aproximadamente 4.500 km, localizada ao longo de parte do litoral Sudeste e do litoral Nordeste do país, além de um trecho que liga Urucu a Manaus (AM), na região Norte. A rede possui, ainda, 11 estações de compressão de gás, 14 pontos de recebimento e 90 pontos de entrega, e conta com potencial para novos desenvolvimentos, tais como expansão da rede, novas conexões de agentes, projetos de armazenagem de gás e transporte de biogás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of