EPE APONTA QUEDA NO PREÇO DA ENERGIA SOLAR EM LEILÕES DESTE ANO

O diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Carlos de Miranda Farias (foto), disse que preço da energia solar deve ter uma pequena queda nos próximos leilões, chegando ao patamar de R$ 165/MWh para 2018. Segundo o executivo, da mesma forma que ocorreu com a energia eólica, os preços da energia solar também devem cair. A declaração foi feita nesta sexta (4), durante o evento Brazil Energy Frontiers.

Segundo o diretor, investidores interessados em projetos solares no Brasil afirmam que existem condições de competição com a energia eólica nas próximas licitações. No próximo leilão A-3, marcado para novembro, estão cadastrados 2.729 MW de projetos solares fotovoltaicos e 290 MW de energia solar heliotérmica.

Farias também disse que o governo federal está estudando alternativas para garantir a presença de usinas térmicas movidas a gás natural nos próximos leilões. De acordo com o executivo, o novo modelo prevê que os vencedores nos processos licitatórios disputem previamente a disponibilidade do gás natural ofertado pelas empresas de óleo e gás. “Desse modo, em vez de cada térmica ter de apresentar um contrato de gás, elas disputariam o contrato com as fornecedoras”, explicou. Atualmente, para participar dos leilões de transmissão de energia, os projetos de térmicas a gás devem estar vinculados à garantia de oferta do insumo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of