EQUINOR FECHA CONTRATO DE US$ 380 MILHÕES COM A SEADRILL PARA PERFURAR SEIS POÇOS EM BACALHAU
Novidades no mercado de perfuração offshore no Brasil, que tem vivido dias de boas novas recentemente. A norueguesa Equinor contratou a Seadrill para fazer a perfuração de seis poços no campo de Bacalhau, na Bacia de Santos. A campanha exploratória será realizada com a sonda West Saturn, com início de operação no primeiro semestre de 2022. O valor total do contrato é de US$ 380 milhões de dólares, mas está ainda condicionado a uma decisão final de investimento em Bacalhau.
Segundo a Equinor, o objetivo é perfurar os seis poços até o início da produção do campo, em 2024. O contrato terá duração de quatro anos e inclui quatro opções de extensão de um ano cada. O West Saturn é um navio-sonda de sétima geração, adaptado para profundidades de água de até 3.600 metros. O campo de Bacalhau, por sua vez, tem profundidade de cerca de 2.000 metros e é o ativo de alta pressão mais profundo do Equinor.
“Neste contrato, garantimos uma taxa fixa para o período inicial determinado, que inclui um elemento de desempenho que permite ao fornecedor aumentar seu lucro ao concluir operações seguras e eficientes. Também concordamos com os termos gerais das opções e acreditamos que este contrato dá ao projeto de Bacalhau bons incentivos para uma longa campanha de perfuração”, afirmou a diretora de compras da Equinor, Mette Halvorsen Ottøy (foto).
Já o vice-presidente sênior de Perfuração e Poço da petroleira, Erik G. Kirkemo, destacou que o West Saturn é um navio-sonda de alta especificação, equipado com recursos como uma torre dupla de perfuração e controle automatizado de perfuração. “Esperamos continuar esta colaboração com a Seadrill no Brasil, onde estamos familiarizados com o navio-sonda de operações anteriores”, disse. A Equinor é a operadora de Bacalhau, com 40% de participação, em parceria com a ExxonMobil (40%), Petrogal Brasil (20%). A?Pré-sal Petróleo SA é a representante da União no contrato.
É, entregaram nosso petróleo, para uma estatal norueguesa, isso é coisa de norte americano, entregar nossos poços do pré sal, da estatal brasileira para uma estatal norueguesa, têm lógica isso ? tá na cara que é para agradar os aliados dos estados Unidos, com isso conta com apóio de traidores nacionais e agentes da CIA, aqui infiltrados, que o digam os juízes da lava jato, Moro,dalagnhol e caterva infiltrados !!!!