EQUINOR SAIU DEFINITIVAMENTE DE PROJETOS DE ÓLEO E GÁS NA RÚSSIA

Equinor, Anders OpedalA norueguesa Equinor anunciou hoje (25) a sua saída definitiva de projetos de óleo e gás na Rússia. Em fevereiro, o CEO da petroleira, Anders Opedal (foto), já havia sinalizado que iniciaria o processo de saída das joint ventures da empresa no país, após o governo de Moscou iniciar a invasão à Ucrânia. Desde então, a Equinor interrompeu todos os novos investimentos na Rússia e parou de negociar produtos de petróleo e gás da Rússia. Como consequência, a companhia reportou uma redução de US$ 1,08 bilhão em seu balanço patrimonial, no final de março.

A Equinor agora transferiu suas participações em quatro joint ventures russas para a Rosneft e está liberada de todos os compromissos e obrigações futuros. Um acordo para sair do projeto Kharyaga também foi assinado. A saída de todas as Joint Ventures foi concluída de acordo com a legislação de sanções norueguesa e da UE relacionada à Rússia”, disse a estatal norueguesa, em comunicado.

A Equinor esteve presente na Rússia há mais de 30 anos. Desde 1996, a empresa era parceira no desenvolvimento do campo de petróleo Kharyaga, na bacia de Timan-Pechora, localizada no Distrito Autônomo de Nenets, a 60 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico. A companhia norueguesa também estava desenvolvendo vários projetos como parte de nossa parceria com a Rosneft.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of