ESPECIALISTAS DA SAAB APRESENTAM EM UM VÍDEO ESPECIAL AS VANTAGENS QUE FIZERAM A FAB ESCOLHER OS CAÇAS GRIPEN
Se alguém tem dúvidas do Projeto Gripen e no acerto da escolha dos caças suecos pela Força Aérea Brasileira, o vídeo que estamos veiculando no nosso canal Vídeos em Destaque, pode tirar as últimas dúvidas. O Gripen é fruto da longa tradição da Saab na concepção de caças que não apenas superam seus adversários, mas também são confiáveis e eficientes em todas as condições de combate, segundo a companhia sueca. Neste novo vídeo, alguns profissionais falam sobre a qualidade desse avião surpreendente. Mostram o conceito de bases dispersas, utilizado pela Força Aérea Sueca, que explora a capacidade do caça de operar em pistas curtas e com infraestrutura de apoio reduzida.
A primeira linha de produção do caça estabelecida fora da Suécia foi um marco histórico no programa F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB). Isso porque elevou a capacidade de defesa e garantia da soberania do espaço aéreo do Brasil e de suas fronteiras. Situada nas instalações da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, a linha ocupa um hangar dedicado exclusivamente para essa atividade que é conduzida por funcionários da Embraer capacitados pela Saab, na Suécia, por meio do programa de transferência de tecnologia e cooperação industrial
estabelecido no contrato de aquisição do Gripen. A iniciativa abre portas para tornar o país um centro de produção de aeronaves de caça.
A Embraer e a Saab têm trabalhado em estreita colaboração para a implantação dessa linha de montagem, por isso organizaram uma equipe robusta para atuar no projeto. Cerca de 200 funcionários estão diretamente envolvidos, sendo 60 dedicados à área de produção como operadores, supervisores e gerentes e o restante provendo suporte de engenharia de produção, suprimentos, logística, qualidade, administrativo e outros. Estudos foram feitos para alinhar procedimentos e metodologias das empresas para permitir a comunicação entre as áreas técnicas, industriais, de qualidade e outras. As aeroestruturas produzidas pela Saab em São Bernardo do Campo (SP) e as demais fabricadas na Suécia foram levadas para Gavião Peixoto para a montagem final do caça.
Deixe seu comentário