ESPECIALISTAS RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA FONTE NUCLEAR DIANTE DA ATUAL SITUAÇÃO ENERGÉTICA DO MUNDO

Keynote-panel-speakers-WNFCEventos geopolíticos recentes chamaram a atenção mundial para a importância da segurança energética e para o papel vital que a energia nuclear pode desempenhar no fornecimento de energia limpa e confiável. Isso está gerando impulso nos planos de geração nuclear e na cadeia de suprimentos. Essa foi uma das principais constatações dos palestrantes da conferência World Nuclear Fuel Cycle 2023 (WNFC 2023), realizada na Holanda.

Este é um momento de grande mudança para a indústria nuclear”, disse o CEO da Urenco, Boris Schucht. A mudança climática é um dos três impulsionadores dessa mudança – sem energia nuclear será “impossível” atingir as metas de descarbonização, e a energia nuclear é o complemento perfeito de carga de base livre de CO2 para energias renováveis e hidrogênio, o que será uma consideração especial para projetos difíceis de descarbonizar setores, disse ele. No entanto, a indústria deve “fazer sua lição de casa” e se esforçar para se tornar livre de CO2. “Todos nós temos que nos tornar ativistas climáticos”, disse ele. A Urenco se comprometeu a atingir emissões líquidas zero de carbono até 2040.

A guerra na Ucrânia “abriu os olhos” do mundo para a importância da segurança do fornecimento de energia – o segundo fator para a mudança na energia nuclear identificada por Shucht. O ímpeto que surge à medida que os países expandem ou estendem a vida operacional de suas fábricas é o terceiro fator de mudança, disse ele.

Aos direcionadores delineados por Schucht, a diretora-geral da Associação Nuclear Mundial, Sama Bilbao y León, acrescentou a terceira dimensão da equidade: energia “para todos, em todos os lugares“. Ao lado dos países europeus que agora reconhecem o papel vital da energia nuclear como energia limpa na política e planejam continuar, retomar ou acelerar o crescimento nuclear em países como China, Índia, Japão e Coreia, existem outros países ao redor do mundo que procuram seguir o exemplo, disse Sama. A Turquia deve tornar-se o mais novo país a se juntar aos produtores nucleares, com o combustível pronto para ser carregado na primeira unidade em Akkuyu dentro de semanas.

“Nunca estivemos em um momento como este”, disse a presidente e CEO do Instituto de Energia Nuclear, Maria Korsnick. “Nós passamos de ‘podemos construir isso?’ para ‘podemos construí-lo rápido o suficiente?’”, disse ela. A energia nuclear está recebendo níveis sem precedentes de apoio bipartidário em nível nacional, enquanto mais de 200 projetos de lei para apoiar ou promover a energia nuclear estão atualmente nas legislaturas estaduais. A energia nuclear é a “peça do quebra-cabeça que faz tudo funcionar“, disse Korsnick.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of