ESTADO DO RIO DE JANEIRO PASSA DA MARCA DE 150 MW EM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

ABGD_Carlos_Evangelista-02-430x287O caminho ainda é longo, mas a Geração Distribuída (GD) vai ganhando, pouco a pouco, seu espaço no Rio de Janeiro. O estado acaba de alcançar a marca de 150,9 MW de potência instalada em projetos de GD em instalações residenciais, comerciais e industriais. O dado foi apresentado hoje (26) pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Ao todo, o Rio de Janeiro possui mais de 16 mil usinas de microgeração e minigeração, que beneficiam mais de 18 mil unidades consumidoras. A ABGD avalia que a modalidade será impulsionada no estado após a decisão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) de isentar projetos de até 5 MW da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida, no entanto, depende da aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para ser validada.

A associação diz ainda que, no pós-crise, a isenção de ICMS deve surtir efeitos ainda mais visíveis, com projeção de que o Rio dobre a capacidade instalada, assumindo a quarta posição no ranking de geração distribuída do Brasil em 2021. O estado ocupa hoje a oitava colocação da lista, liderada por Minas Gerais (786,6 MW).

Gerar a própria energia pode ser uma ferramenta interessante para recuperar o faturamento das empresas, pois reduz consideravelmente a conta de luz. Além disso, tem sido cada vez maior a procura por opções sustentáveis e descentralizadas, que proporcionam, além de economia no longo prazo, redução de falhas no fornecimento”, disse o presidente da ABGD, Carlos Evangelista.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of