ESTADOS UNIDOS ESPERAM 28 PETROLEIROS COM PETRÓLEO DA ARÁBIA SAUDITA ATÉ O DIA 24 DESTE MÊS
Nem os especialistas americanos estão entendendo os motivos para 43 milhões de barris provenientes da Arábia Saudita estar a caminho de portos norte-americanos. Senadores republicanos estão pressionando o Presidente Donald Trump pela autorização desta compra. Vinte e oito navios petroleiros da Arábia Saudita – entre os quais 14 com grande capacidade de carga, da classe dos designados Very-Large e Ultra-Large Crude Carriers (VLCC e ULCC) –, que transportam o equivalente a 43 milhões de barris de petróleo saudita, vão chegar aos terminais portuários dos Estados Unidos até o dia 24 deste mês.
Segundo informações, além desta quantidade de petróleo árabe, há mais 76 petroleiros com descargas programadas para os portos norte-americanos. Há um congestionamento portuário nos Estados Unidos que atingiu novos patamares. Dificilmente esses petroleiros sejam capazes de descarregar o petróleo transportado nos Estados Unidos. Vários especialistas do setor admitem que os Estados Unidos estão captando pare seu mercado o maior excedente petrolífero disponibilizado pelos traders internacionais. Muito provavelmente todo petróleo ficará estocado nesses navios até que possam ser desacarregados.
Ou se preparando estrategicamente para um sério confronto com a China e Rússia. Seria um barril de pólvora próximo a ser detonado. O Trump já observou que a atual geopolítica não está lhe favorecendo em face da eleição presidencial que se aproxima e deve queimar a sua derradeira cartada.