ESTADOS UNIDOS VÃO COMEÇAR A USAR URÂNIO DE BAIXO ENRIQUECIMENTO E ALTO DESEMPENHO A PARTIR DE 2022

swswsdfdddA primeira unidade de produção dos Estados Unidos  de urânio de baixo enriquecimento de alto desempenho (HALEU) começará  a produzir no início do próximo ano. O  anuncio foi feito pela Centrus Energy. A instalação está em construção em Piketon, Ohio. A Centrus está licenciando e construindo a cascata de 16 centrífugas AC100M para realizar  a produção de HALEU em um contrato de custo compartilhado de US$ 115 milhões, assinado em 2019 com o Departamento de Energia dos EUA (DOE). Em um comunicado, a empresa disse que  “A Centrus concluiu todos os marcos do Programa de Demonstração HALEU até o momento e continua no caminho certo para concluir os marcos restantes no prazoA conclusão do programa está prevista para  junho de 2022″.

O combustível HALEU é enriquecido entre 5% e 20% de urânio-235 e será necessário para muitos projetos de reatores avançados que estão atualmente em desenvolvimento, mas ainda não estão comercialmente disponíveis nos EUA. Nove dos 10 projetos de reatores selecionados pelo DOE para seu Programa de Demonstração de Reator Avançado devem operar em HALEU. O objetivo do contrato com a Centrus é demonstrar uma tecnologia que poderia ser utilizadaswswswswsd para qualquer tipo de reator,   inclusive reatores de defesa,  que requerem o uso de combustível HALEU produzido com tecnologia de origem norte-americana.

O Presidente e CEO da Centrus, Daniel Poneman(FOTO), disse que  “Apesar do impacto da pandemia e das medidas extraordinárias que tomamos para proteger nossa força de trabalho,  incluindo a limitação do número de pessoas que podem estar no canteiro de obras a qualquer momento, mantivemos a construção no caminho certo e esperamos começar a produzir HALEU até no próximo ano. Acreditamos que esta instalação inédita pode desempenhar um papel crítico no atendimento aos requisitos governamentais e comerciais da HALEU, fortalecendo a liderança nuclear dos Estados Unidos à medida que o mundo se volta para uma nova geração de reatores avançados e combustíveis nucleares avançados.”

A Centrus está construindo a instalação HALEU no site da Usina Centrífuga da American em Piketon. A montagem de todas as centrífugas de gás AC100M já foi concluída. As centrífugas passarão pelos preparativos finais antes de serem instaladas na cascata de produção.  O Programa de Demonstração já criou mais de 200 empregos diretos em Ohio e Tennessee, bem como empregos na cadeia de suprimentos em vários estados, e a força de trabalho necessária para as operações em cascata já está instalada.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of