ESTALEIRO VARD PROMAR ENTREGA NOVO GASEIRO PARA TRANSPETRO

barbosa lima sobrinhoApós meses de turbulências e cancelamentos de contratos, a Transpetro inicia o ano com boas perspectivas. A estatal recebeu nesta semana o navio gaseiro Barbosa Lima Sobrinho, entregue pelo estaleiro Vard Promar, em Pernambuco. A embarcação, que possui capacidade para transportar 7 mil m³ de gás, é a primeira a ser totalmente construída no estaleiro e integra o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro.

Esta é a segunda unidade entregue pelo Vard à subsidiária da Petrobrás, que continua dando fôlego à renovação de sua frota marítima. A entrega, realizada nesta sexta-feira (8), foi anunciada hoje em comunicado da empresa norueguesa, que entregou o primeiro gaseiro em julho do ano passado.

Apesar da operação bem-sucedida, no entanto, o momento é de dificuldades na relação entre as duas companhias. No último mês de dezembro, a Transpetro cancelou dois contratos para a construção de embarcações no Vard Promar, sob alegação de que houve descumprimento de cláusulas. Em comunicado, a Vard afirmou que irá pedir compensação da empresa por danos relativos à anulação do acordo.

De acordo com a estatal, o processo de rescisão dos contratos já foi iniciado. No total, a Transpetro contratou oito navios do estaleiro como parte do Promef, em 2010. A estatal conta atualmente com 11 navios do programa já em operação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of