ESTATAL RUSSA VAI FORNECER COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA USINAS AMERICANAS
O fim da guerra fria já vai longe, mas parece que agora ainda está mais selado, com um novo acordo entre Rússia e Estados Unidos na área nuclear. A estatal Rosatom, do país de Vladimir Putin, fechou um contrato com a americana General Electric para fornecer combustível nuclear para o conglomerado. O acordo se deu entre a subsidiária russa TVEL e a controlada da GE Global Nuclear Fuel-Americas (GNFA).
De acordo com a Rosatom, com o acordo, a empresa poderá carregar os reatores norte- americanos de água pressurizada (chamados PWR) com o combustível TVS-K, já usado na Europa. Além disso, o novo contrato deve auxiliar a estatal a obter a licença do órgão regulador americano para o produto.
“Acreditamos nesse projeto. Damos um grande valor à essa aliança e estamos prontos para aplicar toda a nossa experiência para licenciar com sucesso o nosso combustível”, disse o CEO da Rosatom, Sergey Kirienko (foto).
A Global Nuclear Fuel-Americas ficará responsável pelo gerenciamento do projeto, pelo licenciamento e pela garantia da qualidade, enquanto a TVEL, além da fabricação inicial, irá fornecer tecnologia de design e suporte de engenharia. No futuro, os combustíveis serão desenvolvidos por ambas, nas instalações da GNFA, na cidade de Wilmington (New Castle), nos EUA.
Deixe seu comentário