ESTATAL RUSSA VAI FORNECER COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA USINAS AMERICANAS

Sergey Kirienko, CEO da RosatomO fim da guerra fria já vai longe, mas parece que agora ainda está mais selado, com um novo acordo entre Rússia e Estados Unidos na área nuclear. A estatal Rosatom, do país de Vladimir Putin, fechou um contrato com a americana General Electric para fornecer combustível nuclear para o conglomerado. O acordo se deu entre a subsidiária russa TVEL e a controlada da GE Global Nuclear Fuel-Americas (GNFA).

De acordo com a Rosatom, com o acordo, a empresa poderá carregar os reatores norte- americanos de água pressurizada (chamados PWR) com o combustível TVS-K, já usado na Europa. Além disso, o novo contrato deve auxiliar a estatal a obter a licença do órgão regulador americano para o produto.

“Acreditamos nesse projeto. Damos um grande valor à essa aliança e estamos prontos para aplicar toda a nossa experiência para licenciar com sucesso o nosso combustível”, disse o CEO da Rosatom, Sergey Kirienko (foto).

A Global Nuclear Fuel-Americas ficará responsável pelo gerenciamento do projeto, pelo licenciamento e pela garantia da qualidade, enquanto a TVEL, além da fabricação inicial, irá fornecer tecnologia de design e suporte de engenharia. No futuro, os combustíveis serão desenvolvidos por ambas, nas instalações da GNFA, na cidade de Wilmington (New Castle), nos EUA.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of