ESTATAL RUSSA ROSNEFT ASSINA CONTRATO COM ESTATAL BOLIVIANA YPFB
A petroleira russa Rosneft assinou um memorando de entendimento junto à estatal YPFB para explorar e desenvolver o setor de energia na Bolívia. O acordo prevê que a Rosneft faça um “estudo de todas as áreas de exploração” no setor de energia da Bolívia, segundo o presidente da YPFB, Carlos Villegas.
Segundo Mikhail Vladimirovich Hrafinin, que representou a Rosneft, “a iniciativa nasceu de uma conversa entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e da Bolívia, Evo Morales, para estudar a terra boliviana e procurar mais hidrocarbonetos como gás e petróleo. Vamos cumpri-la e vamos criar uma empresa mista para desenvolver negócios. Queremos estudar áreas tradicionais como Margarita-Huacaya e áreas não tradicionais como Madre de Dios no norte do país”.
De acordo com a empresa boliviana, “o acordo mostra um compromisso de ambas as estatais de revisão e evolução das oportunidades que possam existir no Estado Plurinacional da Bolívia acerca da exploração de áreas reservadas em favor da YPFB”.
O acordo tem duração de dois anos. As equipes técnicas da YPFB e da Rosneft trabalharão em conjunto revisando toda a informação disponível no chamado Centro Nacional de Información Hidrocarburífera (CNIH), que depende da estatal boliviana.
Deixe seu comentário