PORTO DE SUAPE RECEBE PRIMEIRO CARREGAMENTO DE PETRÓLEO CRU

O Porto de Suape, em Pernambuco, começou a movimentar carga de petróleo. O complexo recebeu o navio tanque Aliakmon, operado pela Petrobras, que atracou no Pier de Graneis Líquidos com 13,5 mil toneladas de petróleo cru, trazidos de Xaréu (CE). Num processo chamado ship-to-ship, o material foi transferido ao navio tanque Norient Scorpius, que seguiu para o refino em Manaus.

Atualmente, Suape se prepara para atender à Refinaria Abreu e Lima (Rnest), prevista para operar a partir de 2014. A expectativa é que essa transferência de petróleo e derivados entre navios ocorra mensalmente, o que deve aumentar a movimentação de cargas. Recentemente, o porto registrou o recorde trimestral de 3,6 milhões de toneladas movimentadas.

No terceiro trimestre, o desempenho foi impactado principalmente pela movimentação de graneis líquidos, sobretudo gasolina, diesel e querosene de aviação. A contar de janeiro (até setembro), a movimentação chega a 9,1 milhões de toneladas. O objetivo do porto é ultrapassar os 12 milhões de toneladas este ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of