ESTOQUES DE PETRÓLEO NOS ESTADOS UNIDOS CAEM E PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO SOBE EM MÉDIA 5%

texas oil wellsOrlando – Fabiana Rocha – A queda nos estoques dos Estados Unidos se refletiu no valor do barril de petróleo, que fechou o dia com um aumento médio de 5%. Os estoques americanos recuaram quase 6 milhões de barris, quando os analistas e especialistas do mercado apontavam 2,5 milhões de barris. O preço ganhou força na sessão de hoje (14), com ganhos de cerca de 5%. Os contratos futuros do petróleo Brent para junho subiram 4,6%, a US$ 66,58 por barril, enquanto o petróleo dos Estados Unidos (WTI) para maio avançou 4,9%, para US$ 63,15 o barril. Os estoques americanos bateram a marca de quase  493 milhões de barris, segundo informou o Departamento de Energia americano.

Por sua vez, os estoques de gasolina aumentaram 309 mil barris, chegando no total de 235 milhões de barris. Outros destilados tiveram queda de 2 milhões de barris, batendo 143 milhões de barris no total, ante expectativa de alta de 1,1 milhão de barris. A taxa de utilização das refinarias subiu de 84%.

A produção média diária americana cresceu de 10,9 milhões de barris na semana anterior. A  aposta da Agência Internacional de Energia é em um equilíbrio entre a demanda e a oferta global por petróleo no segundo semestre. A agência acredita que produtores podem precisar produzir um adicional de 2 milhões de barris por dia (bpd) para atender à demanda esperada. Sinais de forte recuperação econômica na China e nos Estados Unidos sustentaram os recentes ganhos nos preços, mas a lenta aplicação de vacinas no mundo e os crescentes casos de Covid-19 no Brasil e na Índia travaram o avanço do mercado, segundo os analistas do Departamento Americano de Energia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of