ESTUDANTES DE UNIVERSIDADE AMERICANA DESENVOLVEM SAPATO QUE GERA ENERGIA

Um grupo estudantes de engenharia mecânica da Rice University, que fica no Texas (EUA), está desenvolvendo um projeto de sapatos geradores de eletricidade. O PediPower consiste em, a partir de cada passo dado pelo usuário dos sapatos, extrair e armazenar energia para alimentar objetos eletrônicos portáteis e, talvez, futuramente, dispositivos médicos. O projeto conta com o apoio da Cameron, que trabalha no fornecimento em larga escala de equipamentos de fluxo, sistemas e serviços para as indústrias de Óleo & Gás, mas está interessada nas tecnologias de geração energia renovável em pequena escala.

No decorrer do projeto, o grupo de estudantes concluiu que a força executada pelo calcanhar tem um potencial para produção de energia bem maior do que o de qualquer outra parte do pé. Com o atual design, os dispositivos já tem uma potência de cerca de 400 mW (miliwatts), o suficiente para carregar uma bateria, mas ainda são considerados muito longos para o uso no dia a dia. Com um braço de alavanca ligado a uma caixa de velocidades, na sola, o PediPower bate no chão antes de qualquer outra parte do sapato.

Os alunos esperam que outra equipe na Universidade dê continuidade ao projeto, de modo a aperfeiçoar os materiais, reduzir o tamanho e aumentar a potência do PediPower, deixando-o mais perto de se tornar um produto comercial. Por enquanto a equipe  está focada em garantir um fornecimento de energia que seja suficiente para carregar telefones celulares e outros objetos eletrônicos portáteis. Mas o trabalho poderá contribuir com o objetivo da Cameron, que fez uma parceria com o Instituto do Coração do Texas, de aplicar sua experiência em movimento de fluidos para uma nova geração de bombas cardíacas artificiais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of