ESTUDO APONTA EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS COMO CAUSA DE AUMENTO DE TERREMOTOS NOS ESTADOS UNIDOS

Katie KeranenCientistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, publicaram um estudo que aponta a extração de petróleo e gás como possível causa da recente alta nas ocorrências de terremotos de pequena magnitude. O descarte subterrâneo de grande quantidade de águas residuais nesse tipo de atividade seria o responsável por esse fenômeno. Os pesquisadores descobriram que quatro dos poços com maior volume em Oklahoma são capazes de provocar cerca de 20% dos recentes terremotos no centro dos EUA.

A análise de dados de terremotos a partir de 1970 mostra que a alta dos abalos sísmicos coincide com a injeção de águas residuais em Estados como Texas, Colorado, Arkansas, Ohio e Oklahoma. Segundo Katie Keranen (foto), sismóloga da Universidade Cornell e principal autora do estudo, o aumento da pressão no local dos tremores é similar à magnitude da transferência de estresse que pode levar a um tremor secundário em um terremoto natural.

Na extração de petróleo e gás, uma grande quantidade de água não potável, que fica abaixo da superfície, precisa ser eliminada de alguma forma. Ela é normalmente colocada em poços de cerca de dois quilômetros no subsolo. À medida que essa água se acumula, a pressão aumenta e começa a se expandir para fora dos poços e terremotos podem ser induzidos a mais de 30 quilômetros do poço.

Mas, de acordo com Tupper Hull, porta-voz da Associação de Petróleo dos Estados do Oeste, os riscos podem variar de acordo com a geologia. Na Califórnia, segundo ele, muito da água é reinjetada na área onde é extraída, de modo que as pressões geológicas não estão sendo alteradas. “É pouco provável que se criem as condições que as pessoas em outros Estados estão vivenciando”, explicou.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ary Bastos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ary Bastos
Visitante

FRATURAMENTO HIDRÁULICO – MILHARES DE POÇOS FRATURADOS HIDRAULICAMENTE NA PENSILVÂNIA PODE ESTAR VAZANDO METANO • Estudo constata que poços abandonados pode ser mais contribuinte para a mudança climática do que se pensava, relata Climate Central. • https://www.facebook.com/331037766937425/photos/a.334107156630486.73124.331037766937425/726537250720806/?type=1&theater • http://www.theguardian.com/environment/2014/jun/20/fracking-wells-pennsylvania-leaking-methane FRATURAMENTO HIDRÁULICO # EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NÃO CONVENCIONAL Esta é uma questão técnica que deve ser regulamentada ”URGENTE” pela ANP, com base em um novo modelo operacional, definindo os procedimentos operacionais para as operadora e empresas de serviços. Com a palavra: ANP, ANA, IBAMA, INEMA, SEMA, MCTI, MME, MMA, CÂMARA DOS DEPUTADOS, SENADO FEDERAL e o MINISTÉRIO PÚBLICO. •… Read more »