ESTUDO COM EXECUTIVOS DE 13 SETORES ANALISA CONDIÇÕES LEGAIS E TRIBUTÁRIAS NO BRASIL

tozziniUm estudo entre executivos de empresas de grande porte no país apontou os principais problemas encarados por eles em relação às condições legais e perspectivas do mercado brasileiro em 2015. O levantamento foi realizado pelo escritório TozziniFreire Advogados (foto) e realizado pela LatinFinance e a consultoria europeia Management & Excellence (M&E).

Os principais problemas da legislação brasileira, apontados pelos 80 entrevistados, foram pouca flexibilidade das leis trabalhistas (44% dos votantes concordaram), além da grande dificuldade de compreensão das leis (89% de adesão). Isso prejudica, de acordo com o estudo, a competitividade das empresas no mercado. Foram entrevistados executivos de empresas de 13 setores, entre eles o de óleo e gás, logística e indústria eletrônica. O único pré-requisito era de que a empresa em questão tivesse um faturamento anual superior a US$ 1 bilhão.

A pesquisa também aborda os reflexos da lei da Empresa Limpa que, após sanção em 2013, está “pegando”. Ela tem causado um crescimento no interesse de companhias locais e multinacionais em investir em melhoras administrativas. Prova disso é que 91% dos executivos do estudo afirmaram que vão olhar com mais cuidado para essa questão em 2015.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of