ESTUDO NO ALASCA CONFIRMA VIABILIDADE DO USO DE MICROREATORES NUCLEARES EM LOCAIS DISTANTES E DE DIFÍCIL ACESSO

TAVISA empresa cooperativa Copper Valley Electric Association (CVEA) do Alasca e a Ultra Safe Nuclear Corporation (USNC) vão construir a primeira instalação comercial de um Sistema de Energia Micro Modular Reactor (MMR) no Alasca. O estudo, que deve levar de 4 a 6 meses para ser concluído, é projetado para determinar a viabilidade técnica, aceitação social, localização, custo e especificações operacionais do que é projetado para ser uma micro instalação de 10 MWe usando a tecnologia nuclear avançada da USNC. A CVEA fornece serviços elétricos e de aquecimento para mais de 3.800 clientes empresariais e residenciais que se estendem ao norte por 300 quilômetros. Ela não está interconectada a nenhuma outra concessionária de energia elétrica e depende de combustíveis fósseis líquidos caros e com preços voláteis para fornecer 30% de suas necessidades anuais de geração. Um objetivo do plano estratégico da CVEA – aprovado por seu conselho de administração em 2021 – é reduzir  sua dependência de combustíveis fósseis líquidos em favor de um fornecimento de energia mais limpo e econômico, aumentando a independência energética.

O CEO da CVEA, Travis Million (foto à direita), disse que as prioridades da empresa são estudar a aplicação da tecnologia MMR na descarbonização doALASCA portfólio de energia da concessionária, aumentando a eficiência, reduzindo o custo das operações e estabilizando as taxas de inverno quando um aumento na geração de diesel seria necessário.   “A CVEA e a USNC vão se envolver com as comunidades e esperam ganhar seu apoio ouvindo e considerando os interesses locais em todas as fases do projeto”, declarou.

CVENERIJáo CEO da USNC, Francesco Venneri (foto à esquerda), declarou: “Queremos provar aos alasquianos que nossa tecnologia pode atender às necessidades energéticas exclusivas do Alasca, fornecendo energia confiável e limpa para pequenas populações dispersas por grandes distâncias, apesar do clima, geografia e outras condições ambientais adversas.” As empresas disseram que conversas intencionais baseadas na comunidade para oferecer oportunidades para membros da CVEA e interessados no Alasca fazerem perguntas ou fornecerem informações sobre o projeto proposto ocorrerão nos próximos meses, enquanto as avaliações técnicas e econômicas são concluídas. “Se os resultados forem favoráveis, esta será a primeira implantação de um microrreator civil no Alasca”, observaram a CVEA e a USNC em um comunicado conjunto. Os próximos passos após um resultado positivo do estudo de viabilidade seriam para CVEA e USNC definir uma estrutura financeira para a operação e propriedade da usina e para um estudo detalhado de engenharia a ser realizado para a localização da usina nuclear. Este estudo informará o processo para obter uma licença com a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA (NRC) e as licenças estaduais necessárias.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of