EUROPA JÁ PAGA DEZ VEZES MAIS PELO GÁS E DINAMARCA ACELERA PROJETO DO GASODUTO BALTIC PIPE

sorensenA Europa está lutando para reduzir sua dependência de energia da Rússia, preparando-se para uma possível interrupção no fornecimento crítico de gás natural, já que a guerra da Rússia na Ucrânia leva os preços a novas máximas. Os preços do gás natural atingiram um recorde nesta  quinta-feira (3) pelo segundo dia consecutivo, à medida que as restrições ao petróleo e ao gás eram cada vez mais tratadas como uma possibilidade no oitavo dia da guerra – seja por meio de sanções ocidentais ou retaliação russa. Isso pode significar ainda mais dor para as carteiras das pessoas: os preços da energia estão altos há meses por causa dos baixos suprimentos, elevando o custo de tudo, desde contas de serviços públicos a mantimentos, à medida que as empresas repassam seus custos aos clientes. Os comerciantes europeus estão considerando a probabilidade crescente de sanções ao gás para cada dia que a ofensiva continua.

O preço do gás é 10 vezes maior do que era no início de 2021. Mas continua a fluir pelos principais oleodutos da Rússia para a Europa, incluindo aqueles que passam pelakadri Ucrânia. Para preparar-se para quaisquer cortes à medida que a guerra se intensifica e para reduzir a dependência russa, os países estão reunindo novos suprimentos de gás natural liquefeito – GNL – por navio. Eles também estão acelerando os planos para terminais de importação de gás e oleodutos que não dependem da Rússia e falando sobre permitir que usinas de energia a carvão continuem expelindo emissões que alteram o clima por mais tempo, se isso significar independência energética.

Acontece que muitas medidas levarão meses ou, no caso de novos dutos e terminais, anos. A resposta a longo prazo é construir rapidamente fontes renováveis, como eólica e solar. Mas, por enquanto, a Europa depende do gás para aquecer residências, gerar eletricidade e abastecer indústrias como produtoras de fertilizantes. A Europa, que obtém quase 40% de seu gás da Rússia, está em uma situação diferente dos EUA, que produzem seu próprio gás natural. Ainda assim, a comissária de energia da União Europeia, Kadri Simson (foto à direita), diz que a Europa “tem as ferramentas” para lidar com qualquer retaliação russa neste inverno, enquanto admitir um corte total “ainda seria um desafio.

chancelerA Alemanha está gastando US$ 1,66 bilhão para comprar mais GNL. O chanceler alemão Olaf Scholz (foto à esquerda) propôs no domingo a construção de dois terminais de importação de GNL, dias depois de bloquear o gasoduto Nord Stream 2 já concluído da Rússia para a Europa. Os países da União Europeia estão trabalhando na criação de uma reserva estratégica de gás e no estabelecimento de requisitos de armazenamento. As autoridades estão pedindo aos países que assinem acordos para compartilhar gás em emergências.

A comissão executiva da UE deve revelar na próxima semana as medidas que os governos podem tomar. A Agência Internacional de Energia, com sede em Paris, disse hoje que as importações russas de gás podem ser cortadas em um terço este ano por meio de medidas que incluem deixar expirar os contratos de gás existentes com a Rússia, encontrar novos suprimentos de parceiros como Noruega e Azerbaijão, impor requisitos mínimos de armazenamento, maximizar uso de usinas nucleares remanescentes e oferecendo suporte em dinheiro para clientes de eletricidade vulneráveis.

Baltic Pipe

Baltic Pipe

A Dinamarca deu luz verde para a construção de um gasoduto para trazer gás norueguês – outra importante fonte para a Europa – para a Polônia depois que a permissão foi suspensa no ano passado. “Estamos muito ocupados recuperando os meses perdidos”, disse Søren Juul Larsen (foto principal), gerente de projetos da Energinet: “Acordamos com nossos empreiteiros que eles irão implantar mais máquinas e pessoas para a tarefa, para que possamos definir o ritmo e terminar o mais rápido possível”. A Energinet planeja lançar parcialmente o Baltic Pipe em 1º de outubro e estar totalmente operacional em 1º de janeiro com capacidade de até 10 bilhões de metros cúbicos de gás por ano.

Um corte de energia imposto pela Rússia foi considerado improvável há muito tempo – principalmente com gás – porque custaria à Rússia seus maiores clientes na Europa e cerca de US$ 300 milhões em receita por dia. Autoridades russas casa brancasublinharam que não têm intenção de cortar petróleo e gás e enfatizaram seu papel como fornecedores confiáveis. No entanto, o enigma permanece: enquanto os países ocidentais cortam os bancos russos, a Europa continua a apoiar o governo russo – e os militares – por meio de compras de energia. Os EUA estão “muito abertos” a sancionar a indústria de energia e gás da Rússia, mas estão medindo isso em relação aos custos potenciais para os americanos, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki (foto à esquerda). “Estamos considerando isso. Está muito em cima da mesa, mas precisamos pesar quais serão todos os impactos. Não estamos tentando nos prejudicar. Estamos tentando prejudicar o presidente Putin e a economia russa”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of