EVA ENERGIA, DO GRUPO URCA, INAUGUROU SUA TERCEIRA USINA DE GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO BIOGÁS

eduardo-limaApós realizar um investimento de R$ 11 milhões, a EVA Energia, empresa associada ao Grupo Urca Energia, começa nesta semana a operação de sua terceira usina para geração de eletricidade a partir do biogás. A nova planta fica localizada na Lara Central de Tratamento de Resíduos, em Mauá (SP). A unidade será capaz de gerar 5 MW, o equivalente a 27% da capacidade total instalada da empresa.

De acordo com a EVA, praticamente toda a energia gerada na usina já está vendida. A empresa possui contratos com clientes dos segmentos de varejo, alimentação e bebidas, financeiro e transporte para negociar a energia na modalidade de geração distribuída. Até agora, a empresa já desembolsou R$ 50 milhões nas três usinas que estão em operação. As outras duas plantas da companhia ficam localizadas em Seropédica (RJ) e em Ipiranga do Norte (MT).

No curto prazo, a EVA deve expandir ainda mais seu portfólio. A partir do segundo semestre, a empresa passará a produzir biogás em um aterro sanitário no município de São Gonçalo (RJ), com a geração de mais 5 MW, totalizando 19 MW de energia renovável negociados na modalidade de geração distribuída (GD). Essa quarta usina receberá investimentos de RS 32 milhões até o fim de 2022.

O aproveitamento dessas fontes de energia dá o tratamento adequado para os resíduos urbanos dos aterros sanitários, reduz as emissões de gases de efeito estufa, fornece energia renovável para as empresas que precisam cumprir suas metas ESG e viabiliza uma transição energética segura, sem intermitência e forma descentralizada”, disse o CEO da EVA Energia, Eduardo Lima.

Para transformar resíduos orgânicos e culturas de alto teor energético em energia limpa, a EVA Energia firmou parceria com a Aggreko, fornecedora dos geradores da usina em Mauá. As duas empresas concluíram o primeiro projeto juntas em 2021, quando instalaram uma operação para a produção de biogás a partir de aterro sanitário com capacidade de gerar 5 MW em Seropédica (RJ).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of