EVENTO DE LÍDERES MUNDIAIS NA BÉLGICA RESSALTOU NECESSIDADE DE TRIPLICAR A PARTICIPAÇÃO DA GERAÇÃO NUCLEAR
O Nuclear Energy Summit, organizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Bruxelas, terminou nesta semana com 37 chefes de Estados e outros representantes reafirmando a necessidade de triplicar a participação do setor nuclear em seus países. Promovida pela AIEA e pelo governo da Bélgica, a Cúpula é a reunião de mais alto nível, até o momento, focada exclusivamente no tema da energia nuclear.
O Brasil foi representado no evento pelo presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha, pelo ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e pelo presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Francisco Rondinelli Júnior. O encontro aconteceu na sequência da inclusão histórica da energia nuclear no Balanço Global acordado em Dubai, na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP-28), em dezembro de 2023, que apelou à aceleração da sua implantação juntamente com outras fontes de energia com baixo teor de carbono.
A participação do primeiro-ministro da Bélgica, Alexander de Croo, e do diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, além de líderes de outros governos da Europa, Ásia, África, América do Norte e América Latina e Caribe, evidencia a dimensão da importância da Cúpula de Bruxelas. Os paineis técnicos trataram de discutir as medidas práticas necessárias para aproveitar todo o potencial da energia nuclear visando ao enfrentamento dos desafios globais, bem como propostas para ampliar a inserção na matriz elétrica mundial.
“Neste encontro, foi reforçada a proposta da COP-30 de triplicar o número de reatores nucleares em todo o mundo, como uma estratégia para enfrentar a descarbonização na matriz energética global. A ABDAN foi convidada pelo diretor [Grossi] para participar dessa discussão”, disse o presidente da ABDAN, Celso Cunha. Já o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior, avaliou que a Cúpula “atende ao propósito de promover um fórum de alto nível que possibilite identificar necessidades comuns entre os países em relação à geração nucleoelétrica“.
Veja abaixo algumas fotos do evento:
Deixe seu comentário