EVENTO SOBRE ENERGIA EM BRASÍLIA DESTACA A IMPORTÂNCIA DO SETOR NUCLEAR PARA O BRASIL

Imagem do WhatsApp de 2023-02-07 à(s) 16.16.40O setor nuclear esteve presente de forma maciça no evento Welcome Energia 23, que aconteceu hoje (7), em Brasília. O objetivo do encontro foi debater as tendências políticas e econômicas da matriz energética até 2026. Representando a indústria nuclear brasileira, participaram o presidente da Nuclep, Carlos Seixas, o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha, o presidente da ENBPar, Ney Zanella, o presidente da INB, Carlos Freire, e o diretor comercial da Nuclep, Nicola Mirto Neto. Além deles, outras personalidades políticas importantes também participaram do encontro, como o deputado Júlio Lopes (PP-RJ), líder da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares, e o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Imagem do WhatsApp de 2023-02-07 à(s) 09.14.40O presidente da Nuclep fez uma apresentação sobre como a empresa está atuando nos setores de defesa, óleo & gás, energia e, sobretudo, em energia nuclear. “Com a retomada das obras de Angra 3, teremos a oportunidade de produzir novos equipamentos para a Eletronuclear [operadora da usina]. Isso vai gerar empregos na área de Angra dos Reis e movimentar a economia, dois efeitos muito importantes neste momento para o país. Eu acho que o evento de hoje foi maravilhoso, realmente fiquei muito contente com o resultado das discussões”, disse Seixas. 

Já a ABDAN foi responsável por organizar a presença da missão nuclear no evento, que foi representado por nove instituições pela manhã e mais duas no período da tarde. “O Welcome Energia 23 reuniu cerca de 350 pessoas e contou com dois painéis muito bons, com discussões de temas atuais do setor elétrico brasileiro. O deputado Júlio Lopes participou de um desses painéis e frisou muito a questão da energia nuclear. Ele também defendeu que a quarta usina nuclear seja construída no Rio de Janeiro”, contou o presidente da ABDAN, Celso Cunha.

Imagem do WhatsApp de 2023-02-07 à(s) 11.51.59O deputado Julio Lopes destacou ainda a importância de ampliar cada vez o conhecimento sobre os benefícios e vantagens da fonte nuclear. “Esse evento nos estimula a fazer um planejamento permanente, de modo que a sociedade conheça a importância estratégica da área nuclear no Brasil. Não apenas do ponto de vista energético, mas também nos setores de saúde, alimentação e tecnológico”, afirmou.

Também participaram do evento o ex-presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, o ex-presidente da Petrobrás, José Mauro Coelho, o diretor financeiro de Itaipu Binacional, André Pepitone, o diretor de Regulação e Relações Institucionais na Eletrobrás, Rodrigo Limp, entre outras personalidades do setor de energia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of