EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA FAZ A YPF DEIXAR ALGUNS FUNCIONÁRIOS EM HOME OFFICE PERMANENTE

ypfA pandemia obrigou as empresas a se adptar a uma nova realidade na relação de trabalho entre com os seus funcionários. O exemplo da YPF Brasil, é bastante  significativo e não ser a única a seguir a uma decisão radical: a base de trabalho remoto em modelo home office acabou de ser anunciada como permanente pela companhia argentina operando no Brasil.  A empresa de energia e lubrificantes automotivos passa a adotar o que chama de liberdade para a frequência presencial no escritório ou não. Outra mudança de estrutura da empresa é a adoção de mesas livres no ambiente de trabalho presencial, utilizadas de maneira escalonada, previamente  agendadas e de acordo com a necessidade do colaborador.

Desde o início da pandemia de COVID-19 a YPF Brasil moveu para o home office todos os profissionais corporativos do escritório. Graciele Fagundes do Nascimento, supervisora de RH da marca, disse que  “Essa foi uma medida necessária para manter os colaboradores protegidos e a empresa em pleno funcionamento. Considerando que o trabalho à distância já era algo em curso, após cinco meses na modalidade, resolvemos adotá-lo de maneira oficial.”

Com a tendência de que o escritório se torne um espaço para reuniões e treinamentos, a empresa de energia visa melhorar a qualidade de vida aos aqaqaqacolaboradores. Além disso, é prevista uma redução significativa nas despesas mensais e nos custos de manutenção do escritório. “Durante a pandemia, a adoção do home-office no período”, disse Graciele, “tivemos uma redução de aproximadamente 60% no custo de despesas fixas do escritório. Com a finalização do projeto Flexible Work, mais de 60% do nosso quadro de colaboradores será beneficiado pela nova modalidade de trabalho remoto.”  A liberdade de flexibilização será implementada de maneira gradual e até o começo de setembro deve ser finalizado. Mesmo com a possibilidade de agendamento para uso do escritório, enquanto o contágio do novo coronavírus estiver alto, a capacidade corporativa não deverá ultrapassar um terço do que comporta o espaço, localizado em efefefeDiadema, na região metropolitana de São Paulo”.

Atualmente, a marca passa por um processo de transformação digital, ao passo que a indústria 4.0 evolui no setor. Dessa forma, adotar o home office é seguir a tendência global no cenário corporativo. A gerente de marketing e comunicações da marca, Giovanna Grassi, disse que  “A transformação digital, acompanhada da adesão às novas tendências corporativas, traz à YPF Brasil a possibilidade de crescimento no cenário de energia. Acreditamos que as empresas que consideraram o trabalho remoto para as questões que se apresentam caminham no sentido da inovação.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of