EXPLOSÃO DE GASODUTO NA UCRÂNIA ASSUSTA MAS NÃO INTERROMPE TRÁFEGO DE GÁS PARA A EUROPA

WSWSWSA Ucrânia pode relançar  gás através  de um gasoduto perto da vila de Chabany, em Kyiv Oblast, depois que uma explosão rasgou o tubo, forçando o país a desviar o fornecimento de gás. A explosão do gasoduto de alta pressão, causou apreensão, mas  não impediu o trânsito de gás da Ucrânia para a União Europeia, garantiu  Operadora de Transmissão de Gás da Ucrânia. O gasoduto de 1.020 metros é usado para transportar gás de instalações de produção nas regiões orientais da Ucrânia para complexos de armazenamento subterrâneo de gás perto da fronteira ocidental da Ucrânia com a União Europeia.

O motivo do incidente permanece desconhecido e atualmente está sob investigação. O vazamento foi localizado com a ajuda das unidades especiais de emergência da Ucrânia, ao desconectar o trecho danificado do gasoduto e suspender temporariamente o fluxo de gás.

Para lembrar, Em 2019, a Ucrânia e a Rússia renovaram   um novo acordo de trânsito que garante o papel intermediário da Ucrânia na exportação de gás russo pelos próximos quatro anos. Durante o período de janeiro a agosto deste ano, a Ucrânia transportou um total de 34,8 bilhões de metros cúbicos de gás

Navio usado na instalação do gasoduto Nord Stream 2

Navio usado na instalação do gasoduto Nord Stream 2

russo para estados europeus com a ajuda de sua vasta rede de dutos e grandes instalações de armazenamento. A quantidade transportada, porém, foi uma redução de 42% em relação ao mesmo período de 2019.

De acordo com a Operadora de Transmissão de Gás da Ucrânia, a redução do trânsito ocorreu devido à conclusão do TurkStream em janeiro – um gasoduto que transporta gás russo para os países dos Balcãs via Turquia. Além disso, a Rússia tem trabalhado ativamente para contornar o sistema de trânsito da Ucrânia com a construção de outro gasoduto, o Nord Stream 2. A nova rota visa contornar o território ucraniano e entregar gás russo diretamente para a Alemanha e outros parceiros europeus, o que significa que a Ucrânia poderia perder cerca de US$ 3 bilhões anuais em taxas de transporte se o projeto for bem-sucedido

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