EXPLOSÃO PRÓXIMA DAS INSTALAÇÕES NUCLEARES IRANIANAS CRIA UM CLIMA DE TENSÃO NA REGIÃO DE NATANZ

NATANZComo diz o velho ditado, “cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça”. Durante a madrugada foi ouvida uma forte explosão perto das principais instalações nucleares do Irã, em Natanz (foto principal), que já haviam sido alvo de ataques por sabotagem. Criou-se todo um movimento, mas a mídia estatal correu para tranquilizar a todos dizendo que era apenas parte de um teste controlado. A forte explosão criou um flash de luz no céu, que foram relatados na madrugada de sábado para domingo, em Badroud, a 20 km de onde as maiores instalações de enriquecimento de urânio iranianas estão localizadas. Os primeiros relatórios especulavam que um sistema de defesa de mísseis superfície-ar tinha como alvo um objeto hostil, provavelmente um drone. O Nournews, uma agência perto das forças de segurança do Irã, confirmou que um míssil de defesa aérea foi disparado e explodiu no céu, mas disse que fazia parte de um teste de reação rápida.

Posteriormente, a televisão estatal confirmou esse relato, dizendo que o teste fazia parte de exercícios que são regularmente realizados sob a supervisão das autoridades locais de defesa aérea. Nenhum dano foi declarado para a área local como parte do teste. O incidente ocorreu quando Israel ameaçou repetidamente o Irã com ações militares, prometendo não permitir que Teerã obtivesse armas nucleares. O Irã afirmou que nunca buscará um arsenal nuclear, ao contrário de Israel, que possui dezenas de armas nucleares. Também atribuiu a Israel dois ataques às instalações de Natanz.  Um no ano passado  e outro no início deste ano,  nas  instalações  de centrifugação em Karaj, acusando os israelenses  de “terrorismo nuclear”.

Instalações nucleares iranianas depois de sofrer m ataque por sabotagem

Instalações nucleares iranianas depois de sofrer ataque por sabotagem

Oficiais militares iranianos respondem regularmente às ameaças israelenses dizendo que Israel não ousa atacar, pois enfrentará uma resposta destrutiva. As principais autoridades israelenses renovaram suas ameaças contra o Irã na semana passada, quando o Irã e as potências mundiais participantes de seu acordo nuclear de 2015 se reuniram novamente em Viena em um esforço para restaurar o acordo que os Estados Unidos abandonaram unilateralmente em 2018. A sétima rodada das negociações, que terminou na sexta-feira (3), não foi promissora, expondo ainda mais a divisão entre o Irã e o Ocidente. Uma oitava rodada é esperada na próxima semana.

Israel tem sido o oponente mais veemente do acordo e aplaudiu o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando ele o renegou, impondo sanções severas a Teerã. O programa nuclear do Irã avançou significativamente após a retirada dos americanos do acordo, e o país agora está enriquecendo urânio em até 60%, muito mais do que o limite de 3,67% estabelecido no acordo. Enquanto as negociações de Viena estavam em andamento, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou que o Irã deu mais um passo para progredir em seus esforços nucleares, agora enriquecendo urânio com pureza de 20% na instalação subterrânea de Fordow.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of