FAXE DEVE REINICIAR AFRETAMENTO DE SONDAS PARA PETRA ENERGIA EM 2014

Por Rafael Godinho (rafael@petronoticias.com.br) – 

Em 2014, a Faxe - Foto Rafael N GodinhoFaxe Drilling, fornecedora e operadora de sondas de perfuração, deve reiniciar as operações junto à empresa Petra Energia, visando às atividades de exploração da Bacia de São Francisco (MG). O próximo passo da companhia foi anunciado por Beppe Askerbo, diretor da Faxe, durante a segunda edição da OTC Brasil.

Na área externa da feira, a empresa brasileira expôs uma sonda real, com custo estimado de R$ 20 milhões, e anuncia seu novo contrato de afretamento após ter operado durante um ano e meio as suas duas sondas Faxe 1 e Faxe 2 junto à Petra Energia, nas cidades mineiras de João Pinheiro e Presidente Olegário. Segundo a empresa, a Sonda Faxe pode prospectar óleo e gás a 4 mil metros de profundidade e tem 20% de conteúdo local.

De acordo com Beppe, um novo contrato para a Bacia de São Francisco ocorre apenas devido à demanda. “Onde tiver demanda, estamos indo, seja Parnaíba, Catu, Mossoró etc. Estamos buscando e anunciando oportunidades de contratos para a região Nordeste e, uma vez conquistando esses contratos, forneceremos a sonda para lá”, afirmou o executivo da Faxe, que no momento aguarda apenas a liberação de uma licença de importação da Argentina para enviar uma de suas sondas àquele país.

Diante da 12ª Rodada da ANP, que acontecerá em novembro, a posição de Beppe Askerbo é otimista. “Agora estamos numa ‘entressafra’, mas para daqui a cerca de um ano a projeção é que o nosso ramo de perfurações terrestres volte a crescer, até porque há obrigações que as empresas terão que atender junto à ANP”, comentou o executivo. “O que a gente mais perfurou até agora foi xisto, então estamos esperançosos. Se as empresas de petróleo tiverem sucesso com a exploração do xisto, será a melhor coisa para o dono de sonda, porque é preciso perfurar muito poço”, afirmou Beppe.

A Faxe, com sede em Macaé e escritório em Pato de Minas (MG), foi criada há dois anos, tendo sido precedida pela criação da empresa Five Star (1997), dos mesmos fundadores, que ainda hoje atua na manutenção de sondas offshore.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Robson Santana Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Robson Santana
Visitante

Estou como plataformista e gostaria de saber,como faço para fazer parte dessa empresa;Estou cursando tec. em eletrotecnica e tenho ambiçao de dar voou mais alto.