FEDERAÇÃO DOS PETROLEIROS QUER SEUS SINDICATOS REGIONAIS REJEITANDO A PROPOSTA DA PETROBRÁS PARA UM ACORDO COLETIVO

aaqqaaAs negociações entre a Petrobrás e os petroleiros não serão resolvidas facilmente. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) orientou seus sindicatos filiados a promoverem assembleias regionais para rejeitar a contraproposta feita pela Petrobrás nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Outro indicativo importante é que as assembleias aprovem a extensão do atual ACT enquanto durarem as negociações entre trabalhadores e a empresa. As assembleias acontecem até o próximo dia 17, a próxima segunda-feira.

Os petroleiros consideram que “ além de zerar o reajuste anual para os trabalhadores, a contraproposta da Petrobrás representa perdas reais de benefícios, como o fim da hora extra tanto na troca de turnos como para trabalhadores operacionais que trabalham em feriados, e alterações na assistência médica, que prejudicam mais velhos e os menores salários, aumentando, inclusive, a participação dos trabalhadores no rateio da assistência de saúde. A contraproposta da Petrobrás também está descumprindo acordo já firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que proíbe demissão coletiva por cinco anos sem discussão prévia com os sindicatos,” diz um aqaqaacomunicado.

A FUP também reivindica a inclusão de regras para teletrabalho no ACT. A área de Recursos Humanos da companhia sinalizou a possibilidade de reuniões sobre o tema fora do âmbito do acordo coletivo de trabalho, mas a federação quer aproveitar as negociações para incluir as regras no documento, garantindo segurança aos trabalhadores da Petrobrás diante dessa nova modalidade de trabalho. Outro ponto é restabelecer o Fundo Garantidor, se eximindo de qualquer responsabilidade com trabalhadores terceirizados que tenham contraído a Covid-19, ou dar assistência para as famílias das vítimas fatais entre esses trabalhadores. A proposta da FUP  também prevê reajuste salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com estimativa de 2,3% e ganho real de 2,2%, correspondente às perdas inflacionárias verificadas entre 1° de setembro de 2016 e 31 de agosto de 2019; recomposição dos efetivos; condições seguras de trabalho; defesa da Petros e segurança no emprego.

swswwswsDeyvid Bacelar(foto), coordenador geral da FUP, disse que “Em meio à gravidade da crise sanitária, econômica e política que impõe perdas de vidas e acelera os níveis de desemprego e pobreza, a gestão da empresa desrespeita seus trabalhadores e suas trabalhadoras, retalha a Petrobrás para privatizá-la a toque de caixa, aumenta a remuneração da diretoria em mais de 33%, expõe os trabalhadores à contaminação do coronavírus, enquanto propõe 0% de reajuste à categoria. Também vamos deliberar pela prorrogação ou renovação das cláusulas e condições do ACT atual, até o fim do estado de calamidade pública. Em plena pandemia, basta prorrogar/renovar o ACT para negociarmos com tranquilidade e previsibilidade, sem faca no pescoço, evitando assim uma negociação às pressas.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Pedro Tavares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Mortadelas ao ataque