FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS ENTRA NA JUSTIÇA QUERENDO QUE A PETROBRÁS SUSPENDA CORTE NOS SALÁRIOS DURANTE A PANDEMIA

wswwsA Federação Única dos Petroleiros (FUP) protocolou na Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região uma petição requisitando da Petrobrás uma série de ações alternativas para reduzir seus custos durante a pandemia do novo coronavírus sem penalizar seus trabalhadores. A decisão de entrar na justiça foi tomada depois da reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT) na última sexta-feira (3/4), onde a FUP denunciou os cortes de salários, direitos e empregos por parte da Petrobrás. A entidade pede ao MPT a mediação com a companhia, já que as decisões estão sendo tomadas sem participação das entidades sindicais.

Entre as alternativas imediatas propostas pela FUP estão a suspensão do pagamento do restante dos dividendos aos acionistas da Petrobrás; a suspensão do reajuste de 26,6% da remuneração global dos administradores da companhia; o cancelamento do Programa de Prêmio por Perfomance (PPP) 2019. Essas ações, segundo a federação dos petroleiros,  garantiriam uma economia de R$ 3,609 bilhões, o que seria, segundo argumenta, um  valor superior aos R$ 2,4 bilhões de economia com redução de salários que a Petrobrás anunciou em suas medidas de resiliência.

A FUP e seus sindicatos filiados ainda pedem a reposição imediata, e a manutenção durante a crise, de todas as parcelas suprimidas dos pagamentos aos trabalhadores; o restabelecimento dos regimes de trabalho, jornadas e relação trabalho/folga, previstos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente; a manutenção de todos os postos de trabalho do pessoal próprio e terceirizado; e o compromisso da empresa com o retorno de todas as atividades, postos de trabalho, contratos de terceirização de mão de obra, e condições de trabalho suspensos desde o início do Estado de Calamidade Pública, decretado pelo governo federal, assim que este tenha fim.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of