FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS DIZ QUE FALTA DE PESSOAL QUASE CAUSA ACIDENTE NA MADRUGADA DE SÁBADO NA REGAP

EGAPA Federação Única dos Petroleiros ( FUP) divulgou um comunicado informando que na madrugada do último sábado (17), a Unidade de Hidrotratamento de Diesel  da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim Minas Gerais, registrou um vazamento de óleo na saída do forno. A nota diz que no momento do incidente, apenas um operador era responsável por toda a unidade e que foi preciso chamar reforços para controlar a situação e paralisar a unidade. A FUP diz que isso “ coloca em evidência a precarização do trabalho e os riscos de acidentes em unidades da Petrobrás, decorrentes da escassez de efetivo de pessoal de segurança.”

Apesar do susto, ninguém se feriu ou  houve danos às instalações da Regap, segundo informações do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro-MG).  Segundo  o sindicato, nos últimos anos, a manutenção tem sido feita de forma menos criteriosa, com alterações na rotina de inspeção dos equipamentos. Segundo a entidade, a produção e a exigência de trabalho são as mesmas, em alguns casos até aumentaram, mas o número de pessoas reduziu muito nos últimos dois anos, levando profissionais a trabalharem em dias de folga, com jornada diária elevada e sem entrar em acordo com o sindicato.

“O resultado disso – diz a nota –  é que em junho último foram registradas diversas ocorrências na Regap, como fogo em um conversor, devido ao vazamento de uma linha de gasolina; trincas no reator do craqueamento 1, onde foi necessário parar a unidade para realizar manutenção; e acidente com queimadura de vapor. A redução de efetivo de pessoal e a intensificação da carga de trabalho estão ocorrendo em toda a Petrobrás, aumentando os riscos de acidentes nas unidades e no meio ambiente. Essa lógica é base do sucateamento que precede a privatização de ativos da empresa”,

O Sindipetro-MG diz ter enviado um  ofício à gerência da Refinaria Gabriel Passos (Regap), questionando sobre essas questões e ressaltando a preocupação com o baixo número de efetivo da refinaria e suas consequências à segurança. Em resposta, a Regap disse que “a Refinaria Gabriel Passos – REGAP, em conjunto com outras unidades da Companhia, adota metodologia desenvolvida especificamente para o estabelecimento de critérios e parâmetros técnicos para dimensionamento do número de postos de trabalho de operação para as refinarias da Petrobras”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of