FERMI ENERGIA PODE COMPRAR ALGUNS REATORES NUCLEARES PARA SEREM CONSTRUÍDOS NA ESTÔNIA

aqqaqA Rolls-Royce e a Fermi Energia, da Estônia,  assinaram um Memorando de Entendimento para estudar o potencial de implantação de pequenos reatores modulares (SMR) no país Báltico. O estudo cobrirá todos os aspectos da implantação, incluindo adequação da rede, refrigeração, planejamento de emergência, recursos humanos, viabilidade de licenciamento, economia e cadeia de abastecimento. Um consórcio do Reino Unido liderado pela Rolls-Royce está trabalhando com o governo britânico para garantir o compromisso de uma frota de SMRs para estar operacional dentro de uma década. As usinas serão construídas pelo consórcio, antes de serem entregues para serem operadas por empresas de geração de energia.

O consórcio inclui Assystem, Atkins, BAM Nuttall, Jacobs, Laing O’Rourke, Laboratório Nuclear Nacional, Centro de Pesquisa de Fabricação Avançada Nuclear, Rolls-Royce e TWI. A fase atual do programa foi financiada por todos os membros do consórcio e pela Pesquisa e Inovação do Reino Unido. Tom Samson, CEO interino do consórcio, disse que o memorando assinado “É uma proposta atraente que tem um papel claro a desempenhar noROLLS ROYCE futuro energético de baixo carbono da Estônia.”

Kalev Kallemets(foto), CEO da Fermi Energia, acrescentou: “A Fermi Energia está olhando para projetos de reatores modulares pequenos com compromisso técnico, financeiro e político confiável para ter uma implantação inédita nesta década. Um dos projetos SMR confiáveis em seu procedimento de planejamento espacial designado nacional”.

A Fermi Energia foi fundada por profissionais de energia e energia nuclear da Estônia para desenvolver a implantação de SMRs no país. Em julho de 2019, após uma rodada de financiamento de investidores e acionistas,  ela selecionou quatro projetos SMR para serem incluídos no estudo de viabilidade: Moltex Energy SSR-W300, Terrestrial Energy IMSR-400, GE Hitachi BWRX-300 e NuScale SMR. A Fermi Energia tem cooperado com a Vattenfall da Suécia, Fortum da Finlândia e Tractabel da Bélgica. A Rolls-Royce disse no mês passado que quase completou o estágio de viabilidade no desenvolvimento de seu UKSMR e em maio se concentrará em garantir o investimento. A tecnologia passará pelo processo de Avaliação de Projeto Genérico com os reguladores do Reino Unido em 2024 e estará pronta para uso na rede cinco anos depois, disse.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of