FERNANDO DE NORONHA TERÁ USINA SOLAR FOTOVOLTAICA

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, assinou na terça (21) um acordo de cooperação com a Celpe, do grupo Neoenergia, para a instalação de uma usina solar fotovoltaica no arquipélago de Fernando de Noronha. A implantação da unidade está orçada em R$ 11 milhões, com previsão de entrar em operação em um ano. Os painéis devem responder por 6% do consumo energético da ilha.

De acordo com Campos, o objetivo é que a matriz energética de Fernando de Noronha seja totalmente renovável até 2016, deixando os geradores a diesel – principal fonte hoje – como alternativa para casos de emergência.

O projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Celpe e de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, aprovado pela Aneel, e terá apoio técnico da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ).

Além desta unidade, está em construção na ilha outra usina solar em uma área do Comando da Aeronáutica. Campos ressaltou ainda a importância do incentivo à micro geração: “Com os modernos aparelhos de medição, a Celpe vai poder controlar e até comprar (excedente) energia produzida pelos moradores”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of