FERREIRA GUEDES, MATRICIAL E ADTRANZ VENCEM A CONCORRÊNCIA PARA OBRAS DO CAMINHO CRÍTICO DE ANGRA 3

A retomada das obras de Angra 3 deu um passo decisivo nesta sexta-feira (23). A Eletronuclear declarou o consórcio composto por Ferreira Guedes, Matricial e ADtranz como o vencedor da licitação para contratação da empresas que retomarão a construção da usina, dentro do âmbito do Plano de Aceleração do Caminho Crítico do empreendimento. O resultado foi divulgado durante audiência pública realizada hoje, após a documentação dos licitantes ter sido avaliada e aprovada.

O consórcio vencedor apresentou uma proposta de R$ 292 milhões. O valor representa um deságio de aproximadamente 16% em relação ao valor de referência estabelecido no edital. Ao todo, duas empresas e cinco consórcios participaram da concorrência.

A partir da próxima segunda, os licitantes que manifestaram a intenção de recorrer do resultado poderão apresentar as razões dos recursos dentro um prazo de até cinco dias úteis. Os demais intimados, caso queiram, apresentarão contrarrazões em igual número de dias. A partir de então, a Eletronuclear terá cinco dias úteis, prorrogáveis pelo mesmo período, para fazer a análise dos recursos e contrarrazões apresentados.

aceleracao-criticaPassa essa etapa recursal da licitação, o consórcio vencedor será submetido a uma avaliação de compliance, antes de o processo ser encaminhado à autoridade competente para homologação. Logo após, as empresas do grupo serão convocadas para assinar o contrato com a Eletronuclear dentro de um prazo de 10 dias úteis – prazo prorrogável por igual período. Após a assinatura, o consórcio fará a mobilização do canteiro de obras de Angra 3, de forma que a construção da usina possa ser reiniciada ainda neste ano.

O Plano de Aceleração do Caminho Crítico de Angra 3 contempla uma série de atividades que visam acelerar a construção da usina, garantindo que a planta entre em operação dentro do prazo previsto – novembro de 2026. Entre as medidas previstas no plano, estão a conclusão da superestrutura de concreto do edifício do reator de Angra 3. Além disso, será feita uma parte importante da montagem eletromecânica, que inclui o fechamento da esfera de aço da contenção e a instalação da piscina de combustíveis usados, da ponte polar e do guindaste do semipórtico. O índice atual de conclusão da construção de Angra 3 é de 65%.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of