FIRJAN DEBATERÁ REGULAÇÃO DE EÓLICAS OFFSHORE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

karine (2)A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) realizará na terça-feira (21), a partir das 10h, um webinar para debater potenciais projetos de eólicas offshore no estado do Rio de Janeiro e a necessidade de regulação de investimentos nesse setor. Essa será a terceira edição do evento, batizado de Firjan Novas Energias, realizado em parceria com o Consulado da Holanda. A transmissão será pelo Youtube da Firjan neste link.

Um levantamento da própria Firjan apontou para cinco potenciais empreendimentos em fazendas eólicas offshore no estado do Rio de Janeiro. Juntas, essas usinas podem alcançar a capacidade instalada de mais de 15 GW, o que significa mais que dobrar o que existe instalado no mundo hoje.

Os projetos mapeados estão localizados no norte do estado fluminense: Bosford Participações – Fazenda Eólica Offshore Ventos Fluminenses – 2,8 GW; Equinor – Parques Eólicos Aracatu I e Aracatu II – 2 GW cada, alcançando o litoral do Espírito Santo; Neoenergia – Complexo Maravilha – 4 parques com 750 MW cada; Ocean Winds – Parque Eólico Ventos do Atlântico – 5 GW; e Porto do Açu – Complexo Eólico Marinho Ventos do Açu – 4 parques com 540 MW cada.

A Firjan afirma que é necessário aprofundar o conhecimento das regulações como um todo, uma vez que projetos de fazenda eólica offshore têm sinergia com o ambiente de petróleo. “A energia produzida no ambiente marítimo, usando o vento como fonte, pode ser transferida e utilizada para plataformas que não têm mais capacidade de geração elétrica, por exemplo”, destacou a gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação, Karine Fragoso (foto).

O evento terá participação do diretor da ANP, Raphael Moura; do diretor da Aneel, Sandoval Feitosa; e do cônsul-geral adjunto e chefe do Setor de Energia – Brasil do consulado geral dos Países Baixos, Niels Veenis. A mediação do encontro ficará com o coordenador de Relacionamento Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Fernando Montera, e a especialista de Estudos Econômicos da federação, Tatiana Lauria.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of