FIRJAN REALIZA EVENTO AMANHÃ NO RIO PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA 5G NO ESTADO

felipeA Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan)  vem atuando junto à Assembleia Legislativa ( Alerj) e às Câmaras de Vereadores de pelo 14 municípios para que eles atualizem suas legislações para poder receber o 5G. Por isso, a Firjan promove amanhã (22) um  evento sobre como grandes empresas estão se preparando para esta tecnologia. Depois do leilão, o desafio agora é atualizar as legislações para que os municípios recebam a tecnologia. E ela já está pronta para desembarcar em 14 cidades fluminenses,   fora outras oito que estão com o projeto de lei tramitando. A Firjan vem atuando junto às Câmaras de Vereadores e ao Fórum de Desenvolvimento do Rio, da Alerj, para mobilizar e assessorar as autoridades municipais a adequarem suas legislações para a tecnologia, que vai trazer mudanças radicais na economia e no dia a dia dos cidadãos.

O evento “5G e a Indústria Brasileira: impactos de curto e médio prazos”, reúne grandes empresas para debater as principais oportunidades trazidas pelaantenas tecnologia. Os 14 municípios fluminenses que já estão com legislação vigente são: Rio de Janeiro, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaocara, São Sebastião do Alto, Cachoeira de Macacu, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Itaperuna, Rio das Flores, Volta Redonda, Valença e Duas Barras. Já entre as cidades que estão com os PL’s tramitando estão: Conceição de Macabu, Duque de Caxias, Mangaratiba, Miguel Pereira, Macaé, Niterói, São Francisco de Itabapoana e Teresópolis. O levantamento foi feito pela Firjan a partir de informações colhidas até 11 de novembro.

De acordo com o cronograma da Anatel, as capitais e o Distrito Federal vão contar com a nova tecnologia já no ano que vem, e em seguida virão as cidades que primeiro atualizaram sua legislação. Campos, por exemplo, foi a primeira do estado – e a quinta do Brasil – a aprovar a Lei do 5G. A Firjan vem desde o início de 2020 se reunindo com autoridades municipais de todo o estado, inclusive prestando apoio jurídico sobre o tema.

eugenioPara Felipe Meier, presidente do Conselho Empresarial de Competitividade da Firjan: “o 5G será um elemento fundamental nos mais diferentes segmentos da sociedade. Realidade aumentada, realidade virtual móvel e Internet das Coisas são apenas alguns exemplos que farão parte do nosso cotidiano, e que vão fomentar inclusive novas formas de fazer negócios. Daí a importância de a Firjan estar atenta aos desafios na regulamentação de novas tecnologias.”  Felipe, também  preside o Sindicato da Indústria de Eletrônica, Telecomunicações, Componentes e Similares do Estado do Rio de Janeiro (Sinditec).

 A abertura do presidente Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, representantes da Petrobrás, Vale, Enel Rio e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), vão debater as principais oportunidades trazidas pelo 5G, as transformações nos produtos, processos e insumos, além de mostrar como as empresas líderes vêm se preparando para esse cenário. O evento acontece entre as 10h e 12h da próxima segunda-feira (22/11), e poderá ser acompanhado pelo link: https://youtu.be/6k2lcTSf1Lk.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of