FONTE SOLAR ULTRAPASSOU A MARCA DE 21 GW DE POTÊNCIA INSTALADA NO BRASIL | Petronotícias





FONTE SOLAR ULTRAPASSOU A MARCA DE 21 GW DE POTÊNCIA INSTALADA NO BRASIL

Rodrigo SauaiaA escalada da energia solar no Brasil ganha novos desdobramentos. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) disse nesta quarta-feira (26) que a fonte atingiu uma nova marca histórica – a de 21,1 gigawatts (GW) de potência instalada. O número leva em conta as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos.

A Absolar informou ainda que de janeiro ao início de outubro deste ano, a fonte solar cresceu 52,2%, saindo de 13,8 GW para 21,1 GW. Somente nos últimos quatro meses, o ritmo de expansão tem sido praticamente de 1 GW por mês. A associação declarou ainda que a energia solar já trouxe ao Brasil cerca de R$ 108,6 bilhões em novos investimentos, mais de R$ 28,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 630 mil empregos acumulados desde 2012.

Finalmente, o Brasil acordou para a energia solar e seus benefícios, cujo crescimento acelerado colocará em breve a fonte fotovoltaica na segunda posição da matriz elétrica brasileira”, comentou o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia. “A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, acrescentou.

Ainda de acordo com a Absolar, o Brasil possui mais de 6,7 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte. Já no segmento de geração própria de energia, são praticamente 14,4 GW de potência instalada.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
João Pinto Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Pinto
Visitante
João Pinto

Ótima notícia! Que siga nesse ritmo o crescimento e que novas parcerias estratégicas sejam fechadas para garantir a neutralidade de carbono no país o quanto antes.