FPSO ALMIRANTE BARROSO CHEGA AO ESTALEIRO BRASFELS PARA INICIAR PROCESSO DE COMISSIONAMENTO E SEGUIR PARA O CAMPO DE BÚZIOS

ALMIRANTEO novo FPSO da Modec, o Almirante Barroso, chegou na manhã desta quarta-feira (5) ao estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), depois de uma longa viagem desde a China, de onde saiu há quase 4 meses, onde foi construído pelo Estaleiro Cosco Dalian. Ele ficará na Brasfels para os últimos reparos e ajustes antes de zarpar para compor mais um sistema de produção da Petrobrás, no campo de Búzios, na Bacia de Santos. Depois do comissionamento, a plataforma da Modec entrará em operação no início de 2023. A Petrobrás ainda não emitiu qualquer comunicado oficial sobre a plataforma, porque ainda não recebeu a unidade. E a Modec ainda vai esperar pela conclusão do trabalho de comissionamento antes de posicionar a embarcação no maior campo de produção de petróleo do Brasil neste momento.

A previsão da Modec é que o trabalho da Brasfels seja encerrado por volta de março. Em abril, a unidade já poderá estar partindo para iniciar a produção em Búzios. Com capacidade para produzir 150 mil barris por dia de óleo e processar 6 milhões de m3 de gás por dia, O Almirante Barroso ficará interligado a dez poços, que irão compor o 5º módulo de Búzios. O campo produz atualmente 770 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 611,8 mil barris diários de óleo e 25,2 milhões de m³ por dia de gás. Atualmente a produção na área é feita pelas plataformas P-74, P-75,brasfels P-76 e P-77. A Petrobrás contratou outros seis FPSOs para a produção do campo de Búzios, como o Almirante Tamandaré, da SBM que vai operar a partir de 2024.  Ele terá a capacidade de produzir 255 mil bpd de óleo.

As plataformas P-78 e 79, estão sendo construídas pelos consórcios Keppel/Hyundai e Daewoo/Saipem. Elas terão a capacidade de produzir 180 mil bpd e estarão prontas para operarem 2025. A P-80 e a P-83, projetadas para produzir 225 mil bpd de óleo, que serão construídas pela Keppel Shipyard, ficarão prontas em 2026 e 2027, respectivamente. A P-82, que teve o contrato assinado ontem (4) com a Sembcorp Marine, inicia sua operação em 2026. Há ainda a possibilidade de a Petrobrás contratar mais um FPSO para o campo de Búzios, mas a petroleira ainda não confirmou essa intenção.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of