FPSO CIDADE DE SAQUERMA CHEGA AO ESTALEIRO BRASA PARA INTEGRAÇÃO DE MÓDULOS

FPSO-Cidade-de-MaricaO pré-sal já cumpre um papel de protagonismo no setor de óleo e gás brasileiro, mas os investimentos na área não param. Um novo navio-plataforma, o FPSO Cidade de Saquarema,  destinado ao pré-sal da Bacia de Santos atracou no Estaleiro Brasa, em Niterói, no último domingo (20). No local, será realizada a integração dos seis módulos, fabricados no próprio estaleiro.

A Petrobrás planeja que a embarcação comece a operar no primeiro semestre de 2016, ancorada a uma profundidade de água de 2.200 metros, no campo de Lula, na área de Lula Central.O primeiro mês de serviços consistirá em 12 içamentos de módulos topside na plataforma. Após a integração dos módulos, a unidade será descomissionada e encaminhada para o seu local de destino, onde se juntará ao FPSO Cidade de Maricá.

O petroleiro teve seu processo de conversão de VLCC (Very Large Crude Carrier) em FPSO (Floating Production, Storage and Offloading) realizado no estaleiro CXG (China). O processo serviu para deixar embarcação apta a diversas tarefas, como produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás. A capacidade processamento do navio-plataforma será de 150 mil barris de petróleo por dia processados, além de 6 milhões de m³ de gás comprimidose 1,6 milhão de barris de petróleo armazenados.

O campo de Lula é um ativo operado pela Petrobrás, com 65% das ações, em parceria com a BG E&P Brasil, que detém 25%, e a Petrogal Brasil, com os 10% restantes.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jefferson fernando Sá de ataide Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jefferson fernando Sá de ataide
Visitante

Bom