FRAMATOME AVANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE ROBÔS PARA TRATAMENTOS DE RESÍDUOS NUCLEARES
A Framatome anunciou a conclusão de um marco importante no desenvolvimento de um sistema de manuseio com assistência robótica para apoiar o descomissionamento e o gerenciamento de resíduos para a indústria nuclear. Os testes confirmaram a operação de sistemas robóticos para manuseio e classificação de componentes de resíduos de alto nível, abrindo caminho para maior automação. O projeto de Robótica Remota Virtual para Classificação Radiométrica (VIRERO) está focado em aprimorar os sistemas de controle do robô, automatizando-os para o manuseio de resíduos. O projeto teve início em 1 de outubro de 2020 em parceria com o Instituto de Automação de Fábrica e Sistemas de Produção (FAPS) da Universidade de Erlangen e com o Instituto Aachen de Treinamento Nuclear GmbH (AiNT). Ele é financiado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha, por meio do programa FORKA para pesquisas relacionadas ao descomissionamento de instalações nucleares. O projeto VIRERO está previsto para ser concluído até o final de 2023.
O objetivo do projeto VIRERO é desenvolver uma teleoperação adaptativa e orientada a tarefas para resíduos radioativos. Isso requer o desenvolvimento e a fusão dos métodos de caracterização radiológica e espacial. O projeto desenvolve tecnologias para desmontagem e triagem de resíduos operacionais de alta dosagem, pós-acondicionamento de rejeitos radioativos embalados e triagem radiológica para manuseio, armazenamento e descarte. Usando um algoritmo de segmentação, os resíduos radioativos podem ser analisados, classificados e desmontados automaticamente.
Esta automação, disse Framatome, aumenta a segurança do operador e melhora significativamente os processos de tratamento de resíduos para o descomissionamento seguro e eficiente de instalações nucleares e torna possível a produção de resíduos de volume otimizado. O sistema universal visa reatores comerciais e de pesquisa e pode ser adaptado para outras aplicações, como medicina nuclear. Frédéric Lelièvre, vice-presidente executivo sênior de Vendas, Plataformas Regionais e Unidade de Negócios de Instrumentação e Controle da Framatome, disse que “Junto com FAPS e AiNT, oferecemos extensa experiência em automação e robótica no campo de descomissionamento e condicionamento de resíduos de alta dosagem. A equipe do projeto VIRERO combina anos de experiência em robótica e tecnologias de medição nuclear, garantindo uma solução segura e robusta para atender às necessidades de nossos clientes.”
Deixe seu comentário