FRAMATOME REVELA PLANOS E FORTE INTERESSE EM AMPLIAR SUA PRESENÇA NO SETOR NUCLEAR BRASILEIRO

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

AlexandreHonaiserA fonte nuclear está ganhando cada vez mais holofotes no planejamento energético de diversos países, como parte da solução mundial para a transição para uma matriz energética livre de emissões de carbono. No Brasil, esse cenário não é diferente. O já bem conhecido Plano Nacional de Energia 2050 apontou a construção de até 10 GW de novas usinas nucleares nos próximos 30 anos. Diante dessas perspectivas positivas para o setor, grandes empresas do ramo nuclear estão voltando suas atenções para o Brasil. É o caso da Framatome, que já atua no país há vários anos, prestando diversos serviços nas usinas de Angra 1 e Angra 2. Com a retomada das obras de Angra 3 cada vez mais perto, a empresa diz que está comprometida também na conclusão desse empreendimento. É o que afirma o Diretor pra a América do Sul da companhia, Alexandre Honaiser. “A Framatome está apoiando a Eletronuclear para a conclusão de Angra 3, sendo responsável pela entrega e instalação de cerca de 1.000 pacotes de fornecimento de equipamentos que incluem desde segurança completa e I&C operacional a conjuntos diesel, bombas e outros equipamentos”, detalhou. O executivo afirmou ainda que a Framatome está preparando-se para os desafios do renascimento da indústria nuclear em todo o mundo e, claro, também em nosso país. “O Brasil é um mercado muito importante para a Framatome. Atualmente estamos em parceria com empresas brasileiras para a fabricação de alguns equipamentos para apoiar o desenvolvimento de uma base industrial nacional que pode crescer paralelamente ao crescimento do mercado nuclear”, acrescentou.

Para começar nossa entrevista, poderia atualizar nossos leitores sobre a atuação da empresa no Brasil? Como tem sido o trabalho da Framatome no país atualmente?

framatome-raised-concerns-radiation-leakA Framatome tem sido uma apoiadora de longa data da indústria nuclear no Brasil e trabalhou em estreita colaboração para garantir o sucesso do programa nuclear. Somos o Original Equipment Manfufacturer (OEM) de Angra 2, prestando diferenciados serviços de manutenção e modernização da planta, prestamos serviços para Angra 1 e estamos totalmente comprometidos na conclusão de Angra 3.

O trabalho em Angra 2 começou em 1981 e a mesma entrou em operação em 2000. Há pouco mais de 20 anos opera com excelente histórico. Hoje, a Framatome executa alguns dos escopos de trabalho de manutenção e engenharia para operações contínuas.

A Framatome está comprometida com o sucesso do projeto de conclusão de Angra 3 desde a assinatura do contrato com a Eletronuclear em 2013, mobilizando uma equipe grande e altamente qualificada no projeto. No âmbito deste contrato, a Framatome fornece à Eletronuclear serviços de engenharia, equipamentos e sistemas de instrumentação e controle.

A equipe da Framatome sediada no Brasil também é apoiada por nossos dois sites alemães: Karlstein, para a fabricação de instrumentação nuclear e Erlangen, para o gerenciamento geral do projeto, incluindo a cadeia de suprimentos e trabalhos de projeto associados, além do projeto, fabricação e teste dos sistemas de I&C. O envolvimento de nossa equipe na Alemanha remonta ao projeto e gerenciamento da Siemens KWU, (então Framatome ANP) do site de Angra, operando de acordo com os requisitos regulatórios.

As obras de Angra 3 serão retomadas em breve. Seria muito interessante se pudesse contar de que forma a Framatome pretende participar desse importante empreendimento.

angra3A Framatome está apoiando a Eletronuclear para a conclusão de Angra 3, sendo responsável pela entrega e instalação de cerca de 1.000 pacotes de fornecimento de equipamentos que incluem desde segurança completa e I&C operacional a conjuntos diesel, bombas e outros equipamentos.

A Framatome também fornece à Eletronuclear assistência técnica no local, principalmente durante a fase de construção e comissionamento, de acordo com os serviços previstos no contrato.

O Brasil anunciou planos para construir uma nova usina nuclear na região Sudeste até 2031. De que forma a Framatome avalia a retomada da expansão do parque de geração nuclear no país?

Nações ao redor do mundo estão despertando para a promessa da energia nuclear. Os líderes globais que buscam um caminho para enfrentar as mudanças climáticas e desenvolver fontes de energia mais seguras estão mais uma vez considerando os muitos benefícios de um setor de energia nuclear robusto.

Como líder global, a Framatome está se preparando dia a dia para os desafios do renascimento de nossa indústria para atender às necessidades de nossos clientes, inclusive no Brasil.

Levando em conta os planos anunciados pelo Brasil de construir 8 GW – 10 GW de nova geração nuclear até 2050, a Framatome pretende ampliar sua atuação no país?

angra 2 reduzidaO Brasil é um país importante para a Framatome. Nosso compromisso é demonstrado através do engajamento contínuo de nossos líderes executivos, diretores, gerentes e técnicos, para trazer soluções e produtos inovadores para a Eletronuclear. Consideramos a Eletronuclear não apenas um cliente, mas um parceiro que há décadas trabalha em conjunto para atender e superar as exigências da Comissão Nacional de Energia Nuclear e entregar as soluções mais relevantes e eficientes. Todos nós nos beneficiamos da confiança de longa data entre nossas empresas. Mantemos o mais alto nível de excelência operacional e reiteramos nosso apoio às futuras usinas nucleares do Brasil planejadas pelo governo.

A Framatome oferece soluções inovadoras, digitais e de valor agregado para a frota nuclear global em operações e projetos. Com experiência mundial e um histórico comprovado de confiabilidade e desempenho, nossa empresa projeta, presta serviços e instala componentes, combustível e sistemas de instrumentação e controle para usinas nucleares. Contamos com mais de 15.000 funcionários trabalhando todos os dias para ajudar, localmente ou a partir de nossas bases históricas, nossos clientes e parceiros a fornecerem energia de baixo carbono cada vez mais limpa, segura e econômica.

Gostaria de ouvir sua opinião sobre o papel da energia nuclear na descarbonização da matriz energética brasileira.

reatorAs mudanças climáticas são amplamente reconhecidas como um desafio global e uma ameaça ao nosso meio ambiente e à humanidade. Estudos científicos confirmam que os gases de efeito estufa estão causando o aquecimento da Terra e a produção e utilização de energia é o principal contribuinte para as mudanças climáticas.

Uma imagem ampla do mix de energia do mundo deve ser baseada em uma base sólida de energia nuclear. Como a única fonte confiável para gerar quantidades significativas de eletricidade sem emitir gases de efeito estufa, a energia nuclear está desempenhando um papel cada vez maior na transição para um mundo de baixo carbono.

Na Framatome, estamos comprometidos em fornecer soluções de energia limpa, seguras e confiáveis, como parte de um mix de energia equilibrado. Reconhecemos que a neutralidade de carbono requer vários fatores e continuamos a investir em inovações e a entrega de novas tecnologias que impulsionam mudanças para uma sociedade de baixo carbono. Estamos prontos para apoiar o firme compromisso do Brasil com a transição energética para um modelo de economia ainda com menos carbono.

Por fim, poderia falar sobre a importância do mercado nuclear brasileiro para a Framatome?

aaaaA Framatome respeita a perseverança e o engajamento da liderança brasileira em abordar a energia nuclear como essencial e fundamental para a transição energética. Com o objetivo de adicionar 10 GW nos próximos 30 anos, conforme especificado no Plano Nacional de Energia do Brasil até 2050, a Framatome é um parceiro confiável e comprometido hoje e amanhã, para garantir que a Eletronuclear continue a fornecer energia nuclear segura, confiável e eficiente aos consumidores.

A estreita e duradoura cooperação com a Eletronuclear no Brasil oferece à Framatome a oportunidade de fortalecer, expandir e entregar seu know-how na operação de longo prazo de usinas nucleares construídas pela Siemens/KWU na Alemanha, Espanha, Argentina, Suíça e Holanda. A Eletronuclear e outros projetos brasileiros, como o RMB [Reator Multipropósito Brasileiro], se beneficiam desse conhecimento global.

O Brasil é um mercado muito importante para a Framatome. Atualmente estamos em parceria com empresas brasileiras para a fabricação de alguns equipamentos para apoiar o desenvolvimento de uma base industrial nacional que pode crescer paralelamente ao crescimento do mercado nuclear.

A Framatome se orgulha de ser um forte fornecedor na transição energética do Brasil e continuaremos comprometidos com seus parceiros brasileiros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of